URI é destaque nacional na avaliação do ENADE pelo desempenho de seus cursos

1 de setembro de 2017

Na URI Santo Ângelo, direção, professores e estudantes comemoram o bom desempenho dos cursos de Educação Física-Bacharelado, Enfermagem e Farmácia- todos da área da saúde, que conquistaram a nota 4 no Enade – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes/2016, cujo resultado está publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira, 1º.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. A cada ano, o exame analisa um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

Ao manifestar-se, o Diretor-Acadêmico Marcelo Stracke disse que “a comunidade acadêmica da URI Santo Ângelo comemora os excelentes resultados do ENADE dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Farmácia, os quais reafirmam a qualidade de ensino da URI. O resultado do Enade – um dos instrumentos que compõem a avaliação – reflete os conhecimentos adquiridos pelos alunos em termos de conhecimentos específicos e formação geral desta avaliação. As notas do Exame foram muito boas, evidenciando especialmente a excelência dos cursos de Enfermagem, Educação Física e Farmácia. É também um importante indicador para nosso planejamento de gestão acadêmica e administrativa. Para nós, isso é extremamente importante porque nos diz que estamos no caminho certo e que estamos colocando no mercado de trabalho profissionais qualificados e preparados para contribuir com o desenvolvimento regional. No geral, ficamos satisfeitos porque nos destacamos no cenário nacional como instituição com cursos de excelência”.

A nota do Enade vem somar-se a outras avaliações recentes, que atestam o nível de qualidade mantido pela URI. Ainda neste mês de agosto, o curso de Engenharia Química recebeu o conceito máximo – nota 5 –  na avaliação do MEC e ano passado, aconteceu o mesmo com a graduação em Direito”.

Stracke observa que estes conceitos resultam de um conjunto de fatores que incluem investimentos permanentes em laboratórios, acervo bibliográfico, qualificação do corpo docente, que tem mais de 90% com título de mestres e doutores, acessibilidade.

“Neste conjunto de fatores, nós aplaudimos o comprometimento dos estudantes, que assumem com responsabilidade o seu papel, pois têm consciência de que a qualidade da formação que recebem é fundamental para a conquista de espaço no mercado de trabalho”.

Na foto, o diretor Marcelo Stracke (C) e a partir da esquerda, os professores Carlos Kemper (representando a coordenação da área de Saúde), Francisco Rodrigues (coordenador Enfermagem), Tiago Bittencourt de Oliveira (coordenador Farmácia) e Viviana da Rosa Deon (coordenadora Educação Física).