Seminário de Agrimensura na URI mostrou amplitude do mercado de trabalho – Adaptação de cursos da URI à Geotecnologia ganha destaque

18 de agosto de 2017

Ainda repercute entre estudantes, professores e profissionais da área, os temas abordados no Seminário de Agrimensura, Registros Públicos e Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais, realizado dia 4 de agosto, pela Revista Amira e URI Santo Ângelo.

Para os estudantes da URI, o ponto de destaque foi perceberem o nicho de mercado que existe na área, abrangendo os setores de topografia, cartografia, cadastro técnico, georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos, cadastro técnico multifinalitário, além de outras geotecnologias.

O professor Wagner Danton Bittencourt Bilhalva, geógrafo, mestre em Geomática e que coordena o pós-graduação em Georreferenciamento na URI, observa que o evento não acontecia há mais de 10 anos na Região. “A participação de mais de 270 pessoas das regiões das Missões, Santa Maria e Rio Pardo, comprova a necessidade e a importância de discutir e se atualizara respeito das mudanças na legislação de cartórios e registros públicos, quanto ao georreferenciamento de imóveis rurais e urbanos”.

Bilhalva considera que o evento gerou repercussão também pela qualidade dos temas e pelo alto nível dos palestrantes: profissionais do Incra, do Colégio Notarial e Registral do RS e pesquisadores da área.

CURSOS DA URI INSERIDOS NA GEOTECNOLOGIA

O professor Bilhalva observa ainda que os cursos de graduação em Agronomia e Engenharia Civil estão adaptados a esta realidade geotecnológica, uma vez que suas grades curriculares contemplam disciplinas como Geodésia, Geoprocessamento, Cartografia, Sensoreamento Remoto, além das clássicas Topografias.

“No Câmpus contamos com um receptor GNSS (GPS) RTK para o desenvolvimento de aulas presenciais em diferentes cursos, no moderno contexto da Agrimensura, além de laboratórios de informática com softwares geodésicos, destaca Bilhalva, lembrando que “está em andamento na URI Santo Ângelo o curso de pós-graduação em Georreferenciamento em Imóveis Rurais e Urbanos, que aprofunda os temas de agrimensura e geotecnologia para os profissionais atuarem de acordo com as exigências do Incra. No momento, a URI é a única instituição no RS com este pós-graduação presencial”.