Projeto explica atuação do Engenheiro Químico em escolas

7 de agosto de 2017

Buscando estabelecer parcerias com as escolas da região das Missões, o curso de Engenharia Química da URI Santo Ângelo desenvolve o projeto de extensão EQ Geração. As atividades acontecem em quinze escolas de Ensino Médio de Santo Ângelo, Horizontina, Três de Maio, Cândido Godoi e Alecrim, desde março deste ano.

Conforme relata o coordenador do projeto, professor Isaac Nunes, a atuação do profissional de Engenharia Química ainda é bastante desconhecida da comunidade. As atividades são práticas e focadas na compreensão e assimilação dos temas por parte dos alunos. “Queremos auxiliar no aprendizado e na assimilação do que é tratado em sala de aula, mostrando a importância da química no dia a dia”.

Os temas das atividades do projeto são focados em desenvolvimento tecnológico, tecnologias atuais e futuras, meio ambiente, a saúde e a engenharia, desenvolvimento sustentável e gerenciamento de resíduos.

Questões como “o que faz um Engenheiro Químico?” e “em quais indústrias pode atuar?”, são solucionadas com ações de contextualização, auxiliando no ensino das disciplinas de Física, Química e Matemática.

Os alunos de Ensino Médio participaram de palestras e mini-cursos em suas escolas e também conheceram o Laboratório de Engenharia Química da URI, onde puderam conhecer mais sobre conteúdos como análises cromatográficas, e propriedades coligativas.

“Fiquei muito feliz com a resposta que recebemos dos alunos de ensino médio e de nossos acadêmicos. A dedicação das nossas estudantes Mirela Reis, Kamilla Osório Rodrigues, Emanuelli de Melo Muller e Yasmin Furtado, bem como sua percepção das aplicações e implicações dos conteúdos mostram a importância das atividades práticas de pesquisa e de extensão”, destaca o professor Isaac.

Engenharia Química

Na URI Santo Ângelo, o curso de Engenharia Química é ofertado desde 2013. O Engenheiro Químico é o profissional que atua diretamente com processos de transformação de matérias primas em bens de consumo primários, aplicados em indústrias, e em bens de consumo. Ainda estão associados à atuação deste profissional o tratamento de água e esgotos, que possui reflexo direto na qualidade de vida da população, na definição e caracterização dos processos de produção de materiais, equipamentos, processos de segurança, da estocagem e movimentação das matérias primas e da produção na indústria química.

O curso tem duração mínima de cinco anos e as aulas acontecem no período noturno, com algumas disciplinas no diurno.