Programa de Mestrado e Doutorado em Direito participa de Encontro em Brasília

25 de julho de 2017

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito – Mestrado e Doutorado da URI – participou do XXVI Encontro Nacional do CONPEDI – Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito. O evento foi realizado em Brasília, de 19 a 21 de julho, e teve como temática central Direito e Desigualdades: O Papel do Direito nas Políticas Públicas.

O CONPEDI congrega professores e pesquisadores em Direito de todo o Brasil, com a missão de incentivar e promover estudos jurídicos e o desenvolvimento dos programas de pós-graduação em Direito no Brasil. O Encontro contou com a parceria da Universidade de Brasília, da Universidade Católica de Brasília, do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), bem como do CNPq e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Na quinta-feira, dia 20, o professor doutor Gilmar Antônio Bedin, do Mestrado e Doutorado em Direito da URI, coordenou o Grupo de Trabalho Direito Internacional dos Direitos Humanos, ao lado do professor doutor Vladmir Oliveira da Silveira, da PUC de São Paulo, e do professor norte-americano, doutor Terrie Ralph Groth, da Universidade de Brasília. Neste grupo, o professor Bedin, em coautoria com a mestranda Aline Michele Pedron Leves, apresentou o trabalho intitulado “A Sociedade Internacional Atual e o Cosmopolitismo: em Defesa da Concretização dos Direitos Humanos e de uma Ordem Mundial mais Justa e Solidária”. O professor Florisbal de Souza Del`Olmo, em coautoria com o mestrando em Direito da URI, Diego Guilherme Rotta, seu orientando, apresentou o trabalho “Da Internacionalização à Internalização: Lei de Migração e a Busca de uma Concepção ‘Contra-Hegemônica’ de Direitos Humanos”. Os mestrandos Bruna Escobar Teixeira e Daniel Meyer de Brum apresentaram o trabalho “Conflitos Internacionais e a Sociedade Ideal Segundo Edgar Morin: a Complexidade do Surgimento, da Perspectiva e do Viver em Crise”, no mesmo Grupo de Trabalho.

No dia 21, sexta-feira, o professor Del´Olmo coordenou, com a  professor doutora Amélia do Carmo Sampaio Rossi, da PUC do Paraná, o Grupo de Trabalho Direito Internacional II, no qual também apresentou trabalho seu e da doutoranda Evilhane Jum Martins, da Universidade Federal do Pará, intitulado “As Disparidades Regionais Frente à Construção de um Direito Comum em Âmbito Global: o Caso da América Latina”. Também no dia 21, nosso mestrando Péricles Stehmann Nunes apresentou o trabalho “Perspectivas de Alteridade Transconstitucional como Forma de Reconhecimento na Sociedade Complexa”, em coautoria com o professor doutor José Francisco Dias da Costa Lyra, no Grupo de Trabalho Direitos e Garantias Fundamentais I.