VIII Mostra de Engenhocas desafiou estudantes do 1º semestre de Engenharia Mecânica

13 de julho de 2017

 

Foi realizada na quinta-feira, 6, a oitava edição do Projeto Engenhocas, do curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo.

O evento reúne protótipos de veículos sem motores, tripulados por uma pessoa (piloto) e construídos com a finalidade de corrida ou de recreação, ao descer declives acentuados.  Os veículos foram projetados e construídos pelos alunos do primeiro semestre de Engenharia Mecânica, na disciplina de Introdução à Engenharia, ministrada pelo professor Filipe Molinar.

O objetivo do projeto é desafiar os alunos da Engenharia Mecânica a construir o protótipo e a competir com ele, motivando-os no curso e desenvolvendo habilidades e competências técnicas na formação acadêmica em gerenciamento de projetos e desenvolvimento de produtos, já no primeiro semestre.

Antes da prova de corrida, os veículos foram examinados por uma equipe de jurados constituída por alunos veteranos da Engenharia e membros da Equipe URI-BAJA. Os projetos foram avaliados quanto à criatividade, design, sustentabilidade, conforto, acabamento, sistema de direção, sistema de freio e segurança. A prova de corrida ocorreu a partir das 9h, quando os competidores desceram o declive de 200m no acesso secundário da URI.