Engenharia Mecânica da URI constrói e doa ao aeroporto rebocador de pequenas aeronaves

7 de julho de 2017

O Curso de Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo concluiu, na manhã de sexta-feira, 7, ação social que se concretizou por meio de doação de equipamento ao Aeroporto Sepé Tiaraju.

Tudo começou com uma demanda, como explica o administrador do aeroporto, Mário Assis: “tínhamos problema para remover uma aeronave da pista, seja por pane nos freios, no motor ou no pneu, como já nos aconteceu. Então, entrei em contato com a URI, para ver a possibilidade de projetarem um equipamento, considerando a existência do curso de Engenharia Mecânica. E a resposta está aqui, hoje: o problema está solucionado”.

A entrega do rebocador de pequenas aeronaves foi feita ao administrador do aeroporto, com a presença do coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Flávio Zancanaro, do acadêmico do 9º semestre de Engenharia Mecânica e autor do projeto, Giovane Roberto Stroschön e de seu orientador, professor Flávio Kieckow. A projeção e construção do equipamento é o TCC- Trabalho de Conclusão de Curso de Giovane.

Zancanaro observou na ocasião, que “todo o semestre o curso de Engenharia Mecânica realiza ações sociais. Por sermos uma Universidade Comunitária, permanecemos atentos e abertos às necessidades da sociedade, como é o caso da parceria que existe com a Cooperativa Ecos do Verde. Existem necessidades que inclusive se transformam em tarefas de sala de aula”.

Giovane começou as pesquisas e cálculos do equipamento em julho de 2016, até chegar aos diferentes testes realizados. Em entrevista, o ele disse que “para mim foi muito satisfatório, por não se constituir apenas num trabalho teórico, mas numa pesquisa que gerou resultados e uma aplicação bastante importante para o aeroporto e a comunidade”.

Os professores e o acadêmico Giovane registraram agradecimento às parcerias do Aeroclube Santo Ângelo e da Escola de Aviação RS, pela doação de peças.

Nas fotos abaixo, o último teste realizado por Giovane e momento de entrevista a veículos de comunicação de Santo Ângelo.