Copa de Robótica Odão-URI fortalece o ensino de computação entre estudantes de Ensino Médio

3 de julho de 2017

Uma parceria dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo com o Instituto Estadual de Educação Odão Felipe Pippi possibilitou a realização, neste sábado (1º), da final da 1ª Copa de Robótica Odão-URI. A atividade, realizada no ginásio da escola, teve como objetivo despertar o interesse dos alunos para a área de tecnologia da informação.

O Projeto Robótica, desenvolvido desde abril, foi realizado a partir da mobilização dos alunos da escola. Os estudantes adquiriram, com recursos próprios e através de ações entre amigos, onze kits robóticos, um para cada equipe, e efetivaram a montagem e programação dos robôs. Os cursos da área da Computação da URI auxiliaram as equipes durante esta etapa, com participação de professores e monitores, além de prestar apoio a aprendizagem dos estudantes. Participaram das ações cerca de 360 alunos, distribuídos em onze equipes, formadas pelas turmas das três séries do Ensino Médio e do Magistério.

Conforme explica o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI, professor Denilson Rodrigues, a competição foi realizada no formato “Sumô”, onde dois robôs entram em uma pequena arena circular, realizando ações programadas e embarcadas nos robôs pelos competidores, com o intuito de permanecer dentro da arena por um tempo e também tentar empurrar o robô oponente para fora da arena.

Para a diretora do Instituto Odão, professora Denise Uggeri, a integração possibilitada pela Copa de Robótica mostrou a importância de se conversar na mesma linguagem dos alunos: “O projeto Robótica mostrou que os novos modos de se expressar, as novas tecnologias, atraem o interesse dos alunos. Os estudantes ficaram diversas tardes com os monitores para aprender sobre a programação dos robôs”. Para ela, é importante que a escola tenha esta relação de envolvimento com o estudante, tornando a aula mais interessante. “É de nosso interesse desenvolver o aluno. Temos aqui estudantes que não se mostram interessados em sala de aula, mas que se envolveram muito com o projeto. Precisamos explorar diferentes modos de aprendizado”, analisa.

A professora Irena Bielohoubek, idealizadora do projeto no Instituto Odão, lembra que a ideia surgiu a partir da participação da escola na Copa URI de Robótica: “Me apaixonei pela Copa Uri de Robótica quando participei, no ano passado. Queríamos trazer para a escola, ampliar as turmas que participaram”.  Irena ministra a disciplina de Física, e abordou os conteúdos relacionados à robótica também foram inseridos nas aulas, de modo a auxiliar na compreensão de conceitos de mecânica, óptica e matemática. A aprendizagem foi diferenciada e possibilitou abranger conteúdos de computação, como programação de computadores, eletrônica, sistemas digitais e raciocínio lógico.

De acordo com a professora Irena, a realização da Copa Odão-URI só foi possível a partir do empenho das equipes: “É possível ver um claro crescimento nas turmas do Ensino Médio. O que mais me emociona é que os alunos abraçaram muito o projeto. Tivemos muito apoio dos pais, além do patrocínio das empresas Imobiliária Atual, Superlar, CCAA e URI Santo Ângelo.

Os troféus da Copa Odão-URI e algumas das peças que compuseram a estrutura dos robôs foram impressos na impressora 3D do Laboratório de Robótica e Sistemas Digitais

Para as estudantes Franciele Padilha e Carla Eduarda Bedin, do 3º ano do Ensino Médio, a participação da equipe Zeus na Copa envolveu bastante estratégia. “Foram meses de dedicação, foi trabalho, cansativo, mas valeu muito a pena”, afirmaram. Para elas, a experiência foi única, por nunca haviam se envolvido em alguma atividade parecida.

O professor Denilson Rodrigues também agradeceu o empenho dos professores e bolsistas dos cursos que estiveram envolvidos no projeto. “As atividades foram resultado das pesquisas na área de robótica educacional, com o trabalho conjunto nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação”, afirmou. Ele reforçou a importância da infraestrutura, fundamental para a execução das atividades. O coordenador lembra ainda da Copa URI de Robótica, que tem nova edição prevista para outubro e abre inscrições no próximo mês.

O resultado final da 1ª Copa Odão-URI de Robótica foi: 1º lugar – equipe Irineu – turma 107; 2º lugar – equipe Cavera Negra – turma 203; 3º lugar – equipe Baby Lucifer – turma 303.

[wonderplugin_slider id=”69″]