Instituições que combatem violência contra a mulher reúnem-se na URI e fortalecem suas atividades

3 de julho de 2017

No dia 30 de junho, as professoras da URI Santo Ângelo, Lizete Dieguez Piber (Psicologia) e Rosângela Angelin (Direito), receberam, para uma reunião ampliada, lideranças femininas e entidades do município, com o objetivo de discutir a situação de violência neste âmbito, bem como avaliar a possibilidade de reeditar o Curso de Promotoras Legais Populares.

Lizete e Rosângela, por meio de seus projetos envolvendo o combate da violência contra as mulheres, e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Santo Ângelo, por sua coordenadora Simone Vargas Lunkes, já vem desenvolvendo parcerias neste sentido, visando a construção de relações humanas mais saudáveis.

Para explicar melhor o projeto, esteve presente na reunião a assistente social Maria Salete da Silveira Pinto, representante da ONG Themis – Gênero, Justiça e Direitos Humanos, que foram as criadoras dos Cursos de Promotoras Legais Populares. Basicamente, este Curso tem como objetivo capacitar lideranças comunitárias femininas em temas como direitos humanos, direitos das mulheres, assim como foca no conhecimento básico do funcionamento de órgãos estatais, em especial o Poder Judiciário. Estas lideranças se tornam aptas a ajudar com mais eficiência e rapidez mulheres e famílias vítimas de violência doméstica e familiar (ver site da ONG: <http://themis.org.br>).

A ideia foi acolhida pelas lideranças presentes e, em seguida, foi realizada reunião de encaminhamentos para a realização desse curso, já programado para o ano de 2017.

Atualmente, o grupo é integrado por URI Santo Ângelo, Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres; Delegacia da Mulher de Santo Ângelo; Emater/ ASCAR; Patrulha Maria da Penha; Promotoras Legais Populares de Santo Ângelo (já formadas); Movimento Ecumênico de Mulheres; Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Missões; Assessoria da Primeira Dama; Secretaria Municipal de Educação; Conselho Municipal dos Direitos da Mulher; 14ª Coordenadoria de Educação.

Além das instituições citadas, que estiveram representadas na reunião, a ideia é ampliar ainda mais o grupo de apoio.