Simpósio de Inovação em Tecnologias Computacionais valoriza intercâmbio entre teoria e prática

22 de junho de 2017

Os cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação da URI Santo Ângelo realizam até esta sexta-feira (23), a 26ª edição do SITIS – Simpósio de Inovação em Tecnologias Computacionais. O evento busca divulgar a produção científica regional na área de computação, proporcionando um ambiente de troca de experiências e ideias entre profissionais, estudantes e pesquisadores.

Para o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação, Denilson Rodrigues, o SITIS é um momento importante para a troca de experiências entre os acadêmicos e profissionais da área. “Buscamos discutir temas atuais da área da computação, além de analisar diferentes perspectivas. As palestras e oficinas foram escolhidas visando aprimorar o conhecimento de nossos estudantes”, afirma.

O 26º SITIS abordou diversas temáticas relacionadas a inovação e empreendedorismo na área de TI. A abertura do evento foi realizada na segunda-feira (19), com a palestra “Aplicação de Internet das Coisas (IoT) em Tecnologias Assistivas”, com o egresso da URI Carlos Solon Soares Guimarães Junior.

Na terça-feira (20), os participantes acompanharam as explanações “Big Data – Uma perspectiva conceitual”, com Kassiano Matteussi; e “Big Data – Uma perspectiva prática”, com Paulo Souza Junior”. Ainda, foi realizada a oficina “Robótica com Framework ROS, ministrada por Carlos Solon Soares Guimarães Junior, ambos pesquisadores do Instituto de Informática da UFRGS.

A palestra de quarta-feira (21), foi ministrada pelo empresário Felipe Diesel, proprietário das Escolas de Inglês Hey Peppers! na região. Ele abordou sua trajetória na administração de empreendimentos, bem como suas relações com a tecnologia. Para Felipe, é importante valorizar os relacionamentos, bem como as conexões construídas ao longo da carreira.

Nesta quinta-feira (22), os cursos realizam Torneio de Programação entre os estudantes. O encerramento do SITIS será sexta-feira (23), com jantar e premiação do Torneio. A programação do dia ainda prevê a realização da oficina de Desenvolvimento Web Básico.