Semana Acadêmica da Pedagogia debate protagonismo na docência

22 de junho de 2017

O curso de Pedagogia da URI Santo Ângelo realiza, até esta sexta-feira (23), sua 42ª Semana Acadêmica. Professores e acadêmicos do curso participam de palestras, trocas de experiências e debates sobre diferentes aspectos do trabalho do professor. O evento é organizado pelos estudantes do 7º semestre do curso e visa a interação entre estudantes e a comunidade local .

Para o diretor-acadêmico da URI, professor Marcelo Stracke, é importante a consolidação do caráter social da Universidade. “Buscamos a excelência acadêmica a partir da abordagem de temas pertinentes, colocando nosso estudante no papel de protagonista da Universidade, construindo resultados a partir de aspectos sociais”, afirma.

A coordenadora do curso de Pedagogia, professora Sônia Piccoli, reforça que este é um momento muito rico e de troca de experiências e aprendizados entre alunos e professores da comunidade: “Tivemos a participação de diversos professores da região, que vêm somar e enriquecer nossos debates”.

A palestra da abertura da 42ª Semana Acadêmica da Pedagogia foi “Protagonize-se”, com a pedagoga Michele Schmitz. Ela falou sobre a sustentabilidade emocional para professores e alunos, reforçando a importância da Educação Socioemocional, tema em voga no cenário educacional do país e do mundo. “O professor precisa estar constantemente administrando conflitos em sala de aula. Precisamos estar preparados para lidar com imprevistos, agir quando as coisas não dão certo”, destaca.

 

Na terça-feira (20), houve apresentação de relatos de  experiência, protagonizados pelos acadêmicos do curso.

Quarta-feira (21), a atividade da Semana foi focada em “Primeiros-socorros com crianças”, com o professor do curso Técnico de Enfermagem da URI Cristiano Marafiga Cordeiro.

 

Para esta quinta-feira (22), está previsto o lançamento dos livros “Interlocução de Saberes XXI – Instituto Estadual de Educação Odão Felipe Pippi”, com o professor Cênio Back Weyh; “O Pensar Institucional”, de Débora Boeno, Letícia Gamarra, Iara Sartori, com coordenação da professora Lizete Dieguez Piber”; e “O software como ferramenta de ensino estimulando a leitura de crianças e jovens”, da professora Jeize de Fátima Batista.

Na sexta-feira (23), a palestra de encerramento da Semana Acadêmica será “O papel do professor no protagonismo infantil”, ministrada pela supervisora da Secretaria Municipal de Educação em Porto Alegre.