URI promoveu jantar que reuniu recicladores da Cooperativa Ecos do Verde

13 de junho de 2017

 

O curso de graduação em Direito, por meio de projetos de pesquisa e de extensão, coordenados pela professora mestre Luana Moura de Almeida, realizou no início de junho, um jantar que reuniu, no Quiosque da URI, as recicladoras e os recicladores da Cooperativa Ecos do Verde.

Segundo Luana, “depois de realizadas algumas visitas tanto no Aterro Controlado de Santo Ângelo, como na Cooperativa ECOS do Verde, surgiu a ideia de fazermos um jantar com este grupo, que realiza um papel social muito relevante, mas que muitas vezes são invisíveis socialmente”.

Os dois projetos em desenvolvimento são o de Pesquisa: “Estado Socioambiental e Democrático de Direito: a necessidade de considerar a dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana” e o de extensão: “Dimensão ecológica da dignidade da pessoa humana/a violação dos direitos fundamentais como reflexo das questões ambientais”, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e com o Curso de Graduação em Enfermagem.

Após abertura feita pela professora Luana, a professora mestre Zaléia Prado de Brum (Enfermagem) falou sobre “A importância do uso de EPIs” (Equipamento de Proteção Individual) e a professora doutora Rosângela Angelin (Direito) abordou “A força do coletivo e da união na busca da implementação de objetivos comuns”. Também usaram da palavra, o Secretário Municipal do Meio Ambiente Francisco Medeiros e pela Cooperativa Ecos do Verde, Adair Tomazi.

O jantar possibilitou trocas valiosas entre os acadêmicos e os recicladores e teve também o objetivo de auxiliá-los num processo emancipatório e de empoderamento, bem como a refletir sobre as questões atinentes ao direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a produção de resíduos na sociedade moderna. Também foram objeto do diálogo, a necessidade da união e colaboração para que a Cooperativa tenha resultados ainda mais positivos e, com isso, toda a sociedade possa sair também beneficiada.

Ao meu ver, avalia a professora Luana, “as pessoas ainda não se deram conta que nossos resíduos sólidos têm valor e que sustentam muitas famílias. Necessário também deixar claro que as pessoas que trabalham com esses materiais têm direito e merecem ter a sua dignidade protegida e implementada em nossa sociedade. O que se percebe é que além dessas pessoas terem seus direitos fundamentais amplamente violados, ainda não têm reconhecimento, apesar do papel relevantíssimo que implementam na correta destinação de nossos resíduos.”

Os alunos do Curso de Graduação em Direito fizeram, ainda, um vídeo muito emocionante homenageando a Cooperativa, a qual no dia 8 de junho celebrou 21 anos de fundação. O vídeo foi elaborado e produzido pelos próprios alunos e pode ser visto no perfil dos Projetos no Facebook:  https://www.facebook.com/Projeto-Eco-Dignidade-605220482992551/

As atividades da noite foram coordenadas pelas professoras mestre Luana Moura de Almeida (Direito) e professora mestre Jane Lucca (Enfermagem); e contaram ainda com a participação e colaboração dos seguintes professores: doutora Charlise Paula Colet Gimenez (Coordenadora do Curso de Graduação em Direito); doutora Rosângela Angelin (Coordenadora de Área das Ciências Sociais); mestre Francisco Rodrigues (Coordenador do Curso de Enfermagem) e mestre Zaléia Prado de Brum.