Diretor da URI afirma na Câmara de Vereadores: “Para melhorar o Brasil, só por meio da Educação”

23 de maio de 2017

O plenário da Câmara de Vereadores ficou lotado na noite de segunda-feira, 22, com a presença de professores e técnicos-administrativos da URI Santo Ângelo, que foram prestigiar a homenagem prestada pelo Poder Legislativo aos 25 anos da URI como Universidade.

A solenidade proposta pela vereadora Zilá Andres contou com a presença dos diretores Geral-Gilberto Pacheco e Administrativa – Berenice Rossner Wbatuba, assim como o prestígio de lideranças das áreas de educação, segurança pública e de entidades de classe parceiras da URI em diferentes projetos, como a OAB, a Acisa e o Sindilojas.

Em sua manifestação, a vereadora Zilá Andres resgatou a história da URI desde os anos 60, quando foi criada a Associação Missioneira de Ensino Superior, evocando dezenas de lideranças que contribuíram para a construção da Universidade.

Zilá evidenciou a árdua e ousada tarefa de construir uma Universidade multicampi e comunitária, algo inovador para a época, e que gerou muita polêmica. “Decorridos 25 anos, a URI continua em constante crescimento, aprimorando os serviços que oferece e com uma participação intensa na sociedade, contribuindo de maneira louvável com o desenvolvimento da Região”. A vereadora encerrou sua fala dizendo que “o conhecimento muda a nossa vida, mas a gratidão deve ser permanente”.

Após receber da vereadora Zilá o documento referente à homenagem, enquanto a Diretora Berenice Wbatuba recebia um mimo entregue pelo presidente da OAB local, João Olavo Daltrozo, o Diretor da URI, Campus Santo Ângelo, Gilberto Pacheco, ocupou a tribuna para agradecer, observando que não deveria se referir à história da URI, pois esta foi muito bem contada pela proponente.

Pacheco enalteceu a lucidez e a coragem das lideranças que empreenderam a Universidade nos anos 60, acrescentando que “como há quase 50 anos, não podemos hoje ser omissos. Temos que enfrentar os desafios a fim de gerar desenvolvimento”.

Ao explicar a diferença entre Institutos de Ensino Superior, Centros Universitários e Universidades, o Diretor lembrou que todo o recurso gerado pela URI permanece em Santo Ângelo, pois é reinvestido no Campus. “Por ser comunitária, seu patrimônio não pode ser vendido, seus gestores são eleitos com votos também da comunidade e mesmo abrigando diferentes ideologias e religiões, no conjunto o que vale para nós é a Educação e Santo Ângelo. Enquanto Universidade, respondemos a exigências do MEC, como investimentos em pesquisa e extensão, percentual de mestres e doutores e de professores tempo integral, além de sermos periodicamente avaliados para recredenciamento, a fim de manter o status universitário”.

Pacheco observou que a URI é integrada pedagógica e academicamente, mas a gestão econômica é local “O Campus de Santo Ângelo é um case de sucesso no contexto da URI. Nós investimos e qualificamos o pessoal com recursos próprios. É um diferencial positivo, apesar das dificuldades geradas sobretudo pela redução do financiamento estudantil. No momento, temos uma boa situação, mas se não mudarem as políticas públicas do setor, teremos dificuldades. E para melhorar o Brasil, só por meio da Educação”.

O Diretor Pacheco evidenciou ainda o dia a dia da URI, que abriga 4 mil estudantes oriundos de 70 municípios e citando que há 93 projetos de pesquisa e extensão em andamento, lembrou que em breve será inaugurado o 12º Parque Científico e Tecnológico do RS – o TecnoURI Missões, destinado a apoiar o empreendedorismo e buscar diversificação. Pacheco lembrou, também, que a URI tem representantes em todos os Conselhos Municipais.

“Agradeço sensibilizado, em nome da URI Santo Ângelo, por esta homenagem e, mais uma vez, coloco a Universidade à disposição da comunidade”.

No final da homenagem, os presentes assistiram ao vídeo institucional da Universidade e os vereadores receberam mimos.