Aluno da Escola da URI aprova artigo para o Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

23 de maio de 2017

A participação de meninas na área de tecnologia e ciências da computação, constitui hoje uma temática no debate acerca da importância do equilíbrio entre os gêneros nessas áreas. Neste sentido, diversas estratégias estão sendo adotadas em nível nacional e internacional, com a finalidade de democratizar o saber e o acesso de meninas nas áreas científicas e tecnológicas e assim, quebrar estigmas que foram culturalmente estabelecidos.

Neste cenário, enquadra-se o artigo intitulado “A Computação sob a Ótica de Meninas do Ensino Médio” que retrata um levantamento de dados realizado no município de Santo Ângelo, com vistas a mapear o interesse e o conhecimento de meninas no que se refere à área de computação. A partir dessa pesquisa, é possível estabelecer estratégias que contribuam para aproximar as meninas das áreas tecnológicas, empoderando-as através da tecnologia.

O artigo foi submetido e aprovado para ser apresentado no Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), um dos maiores e mais renomados eventos da área de computação do país, a ser realizado em São Paulo, de 4 a 9 de junho. O artigo será apresentado no WIT (Women Information Technology), um evento que integra o CSBC e propõe reflexões acerca do envolvimento das mulheres com as áreas científicas e tecnológicas.

Este artigo é resultado de um trabalho colaborativo que envolveu a participação do aluno Mateus Paludo Santos (foto), do curso Técnico em Informática da URI e de pesquisadores dos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação, também da URI, que compõem a equipe do projeto “Meninas Digitais Tchê Missões”.