Psicologia da URI promoveu Workshop sobre Terapia Cognitivo-Comportamental

15 de maio de 2017

Aprimorar os conhecimentos sobre a teoria e as técnicas psicoterápicas referentes à abordagem cognitivo-comportamental com crianças e adolescentes foi um dos objetivos do I Workshop em Terapia Cognitiva Comportamental na Infância e na Adolescência, realizado pela manhã e tarde, na sexta-feira e no sábado, 12 e 13 de maio, na URI Santo Ângelo.

O projeto de extensão coordenado pela professora mestre Daniela Pereira Gonzales, reuniu estudantes e profissionais de Psicologia, no auditório do prédio 5. O workshop foi conduzido pelo psicólogo clínico Patrick Ramos Camargo, especialista em TCC, membro da FBTC-ATC/RS, professor convidado do curso de especialização em TCC da infância e adolescência do CTC Veda, de Brasília; facilitador licenciado do programa Friends for life, pela Pathways Research Center, Austrália. Atualmente, cursa proficiência em terapia cognitiva pela Academy Terapia Cognitiva USA, além de ter experiência clínica com crianças e adolescentes.

Entre os conteúdos abordados, tratou-se de Introdução à TCC infantil, Fases do desenvolvimento, Conceitualização e formulação de caso, Estudo de caso, Habilidades do terapeuta, Transtornos da infância e da adolescência, Tratamento e técnicas, Manejo e treinamento de pais, Dificuldades enfrentadas pelo terapeuta.

Uma das abordagens atuais nesta área, desenvolvida nos anos 60 por Aaron Beck, parte do pressuposto de que o modo como o paciente processa e interpreta as situações, é o que gera o sofrimento.