Curso de Farmácia da URI conscientiza sobre Uso Racional de Medicamentos

5 de maio de 2017

A Semana do Uso Racional de Medicamentos no Rio Grande do Sul é realizada anualmente entre os dias 5 e 18 de maio e tem o objetivo de conscientizar a população sobre o consumo inadequado de medicamentos e os riscos da automedicação. Atualmente é uma lei estadual, aprovada pela Assembleia Legislativa através da Lei 14.627/14. Esta semana está inserida nas mobilizações realizadas nacionalmente, sendo o dia 5 de maio considerado como o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos.

Essas datas foram estabelecidas tendo em vista o grande número de pessoas com problemas de saúde decorrentes do mau uso dos medicamentos, como intoxicações e internações hospitalares e até mesmo óbitos. Soma-se a isso, a ineficiência de muitos medicamentos usados de forma equivocada.

O curso de Farmácia da URI-Santo Ângelo, engajado neste movimento realiza atividades na comunidade santo-angelense, a fim de divulgar a importância do Uso Racional de Medicamentos, bem como a promoção de saúde que isso implica.

Para marcar o início da Semana do Uso Racional de Medicamentos, nesta sexta-feira, 5, será realizada atividade de conscientização por meio de informações e entrega de caixas de medicamentos fictícios, com intuíto de alertar o uso de medicamentos sem uma prescrição médica adequada. Esta atividade será realizada nas dependências da URI-Santo Ângelo com os alunos e professores da instituição.

Nas semanas seguintes serão realizadas oficinas sobre o “Armazenamento e descarte correto dos medicamentos”, com grupos de atividades vinculados aos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) de Santo Ângelo, pertencentes à Secretaria de Assistência Social. No total serão três CRAS diferentes, e cada grupo terá dois momentos de atividades, distribuídos nas datas abaixo:

CRAS SEPÉ

Data: 09/05 e 16/05 (terças-feiras)

CRAS – CENTRO SOCIAL URBANO

Data: 12/05 e 19/05 (sextas-feiras)

CRAS MISSÕES

Data: 11/05 e 18/05 (quintas-feiras)

Grupo “Idoso Protegido” – De 20 a 30 pessoas, mulheres, na faixa dos 50 aos 70 anos. Trabalham diferentes temas ligados à saúde e ao bem estar.

 

Contato: Cleusa (9 9676 7030) ou Telefone do CRAS: 3313 1560

Grupo de Hipertensos e Diabéticos – de 20 a 30 pessoas, formado por homens e mulheres adultos de diferentes idades.

 

Contato: Isabel (9 9966 0111)

Grupo de mães, mulheres de 15 a 20 mulheres.

 

Contato: Assistente social Gisele (9 9625 9995)

Ou Marjorie Telefone do CRAS: 3312 2392

As oficinas deverão abordar o que é o uso racional de medicamentos, o porquê dos cuidados com o armazenamento de medicamentos e a importância do horário e da quantidade correta, seguindo a posologia e evitando a automedicação, além de orientações sobre o correto armazenamento e descarte de medicamentos.            Estão envolvidos nestas ações os alunos do 3° e do 5°semestre do curso de Farmácia, com as ações sob a coordenação das professoras Cristiane Kratz, Izabel Alves e Tanise Schossler.