Engenharias Civil, Elétrica e Química realizam visitas técnicas em Usina Solar

10 de abril de 2017

Estudantes de Engenharia da URI Santo Ângelo realizaram, nos dias 30 de março e 5 de abril, visitas técnicas à Usina Solar da Cooperativa Creluz, no município de Boa Vista das Missões. Coordenados pelo professor de Engenharia Ambiental, professor doutor Emitério da Rosa Neto, os estudantes de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Química foram recepcionados pela pela equipe de apoio às visitas da cooperativa

Conforme relata o professor Emitério, o complexo de energia solar da cooperativa foi inaugurado no final do ano de 2016. Além disso, a Creluz tem seis pequenas centrais hidrelétricas e utiliza o ciclo combinado com uma de suas hidrelétricas para o complexo. “O projeto foi realizado inicialmente para suprir a demanda energética dos prédios da área administrativa da cooperativa”, explica.

“Conforme dados apresentados durante as visitas realizadas, a Alemanha é o país que mais gera energia elétrica através do sol, mas o pior ponto para geração no RS, é melhor que qualquer área da Alemanha”, comenta o professor. Para ele, é importante aliar teoria e prática e, se possível, prospectar campo de estágio aos alunos. “Isso favorece o desenvolvimento acadêmico deles. “Novas áreas estão surgindo e é importante que os alunos possam ver de perto as alternativas que o mercado de trabalho pode lhes proporcionar”, salienta.