Diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do RS será tratado dia 21 na URI

20 de março de 2017

A URI Santo Ângelo estará sediando na terça-feira, 21, a Oficina de Pré-diagnóstico do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul, realizada em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica Ijuí e o Corede Missões.

O tema a ser abordado na oportunidade, é “ZEE-RS: Estrutura metodológica e resultados preliminares da atividade de diagnóstico”.

O evento, que acontecerá no auditório do prédio 13, a partir das 14h, é parte integrante do projeto de elaboração do Zoneamento Ecológico-Econômico do Rio Grande do Sul, um instrumento de auxílio ao planejamento e ordenamento territorial estadual. Durante a Oficina, serão tratados assuntos de temáticas ambientais, socioeconômicas e jurídico-institucionais, proporcionando dinâmicas de caráter expositivo e consultivo.

O ZEE-RS tem por objetivo tornar-se uma ferramenta fundamental para subsidiar a tomada de decisões quanto a programas, planos, projetos e atividades que utilizem recursos naturais e a biodiversidade.

Com base nos resultados apontados como previstos nas Diretrizes Metodológicas do Ministério do Meio Ambiente (MMA, 2006), espera-se que o ZEE-RS integre ao sistema de planejamento do Estado, as informações necessárias à gestão do território. Ou seja, pretende-se que o ZEE-RS subsidie efetivamente a formulação de políticas de planejamento, ordenamento e gestão territorial, orientando os diversos níveis decisórios, propondo soluções de proteção ambiental e de desenvolvimento que considerem a melhoria das condições de vida da população e a redução dos riscos de perda do patrimônio natural.