Mobilidade Internacional na URI oferece 20 vagas em universidades da Itália. Inscrições encerram dia 20 de março

17 de março de 2017

 

Estudantes de graduação da URI Santo Ângelo, interessados em participar do Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, devem encaminhar a documentação exigida até o dia 20 de março.

O Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional, cujo objetivo é incrementar a qualidade da formação dos alunos participantes, disponibiliza 20 vagas em quatro universidades italianas parceiras.

O intercâmbio terá duração de um semestre letivo, a ser realizado a partir do segundo semestre de 2017. Nas universidades italianas, o primeiro semestre inicia em setembro e o segundo, em fevereiro. Portanto, o estudante selecionado poderá programar sua viagem de estudos para iniciar em setembro de 2017 ou em fevereiro de 2018.

As quatro instituições italianas parceiras, com cinco vagas cada uma, e os cursos disponíveis são as seguintes:

Università di Salerno -Administração e Ciências Contábeis

Università di Camerino – Direito, Farmácia, Arquitetura, Biologia, Nutrição, Informática

Università di Perugia – Letras e Línguas, Enfermagem, Direito, Engenharia (civil, mecânica), Informática, Área de Ciências Agrárias e Ambientais

Universidade Politécnica dele Marche- Engenharia, Comércio Exterior, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Administração, Ciências Contábeis.

REQUISITOS E CALENDÁRIO

Os requisitos exigidos do candidato incluem: ser brasileiro nato ou naturalizado;  não ter participado de nenhum programa de bolsas de mobilidade internacional; estar matriculado e ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% da carga horária total do curso; estar com a situação financeira regularizada na Universidade; não ser bolsista de Iniciação Científica no período do intercâmbio; ter 18 anos completos até a data de saída do país; não ter sofrido punição em processo disciplinar interno; não apresentar reprovações no histórico escolar; ter média aritmética igual ou superior a sete.

A documentação para a inscrição inclui: formulário disponível no site da Reitoria-setor de intercâmbios; comprovante de conhecimento da Língua Estrangeira ou do país de destino; Curriculum Vitae ou Lattes documentado; carta de recomendação do Coordenador do Curso; histórico escolar da URI atualizado, constando média geral e carga horária concluída.

Após a inscrição, que encerra dia 20 de março, será feita a seleção dos candidatos, cujo resultado terá divulgação dia 3 de abril, no site www.reitoria.uri.br.

Entre 5 e 14 de abril, o candidato selecionado deve enviar o plano de estudos ao Setor de Intercâmbios da URI. No período de 17 a 28 de abril, os selecionados assinam o Termo de Compromisso. Na sequência, até dia 22 de maio, a URI encaminha a documentação dos estudantes à Instituição de Ensino Superior Italiana para o Aceite de Estudos e, de acordo com o calendário da universidade definida, inicia a viagem de estudos.

Para mais informações sobre o processo, o estudante deve entrar em contato com a Reitoria da URI, telefone (54) 2107-1255 ou pelo e-mail: extensao@reitoria.uri.br.

Nas fotos, imagens da Universidade de Perúgia e de Salerno.