Professor de Farmácia da URI integra projeto com Fitoterápicos na Assistência Farmacêutica em Santo Ângelo

3 de janeiro de 2017

 

O professor doutor Leandro Nicolodi Francescato, do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, está apoiando a farmacêutica Simone Alencastro, da Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo, na execução do projeto de “Apoio à Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no Âmbito do SUS”. Este projeto foi um dos 12 aprovados, em âmbito nacional, no edital nº 02/2015 da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS). Entre os municípios do Rio Grande do Sul selecionados nesta modalidade estão Ajuricaba, Antônio Prado e Lajeado. O projeto, que será executado entre os anos de 2016 e 2018, é resultado de uma parceria entre administração municipal, via Secretaria de Saúde, e a URI, através do professor do curso de Farmácia.

O projeto foi contemplado com recursos para estruturar a Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos em Santo Ângelo. Estão previstos a seleção de produtos fitoterápicos para serem disponibilizados no SUS, a estruturação das Farmácias Básicas, a capacitação dos profissionais envolvidos, com destaque para os prescritores e Agentes Comunitários de Saúde, e oficinas para a comunidade. Busca-se, com este projeto a ampliação do arsenal terapêutico, a redução do consumo de medicamentos alopáticos, a capacitação dos profissionais de saúde e o aumento do conhecimento da equipe da Atenção Básica e da comunidade em Fitoterapia (plantas medicinais e fitoterápicos), contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos usuários do SUS de Santo Ângelo.

Atualmente, as atividades do projeto envolvem a adequação e estruturação das Farmácias Básicas, a aquisição de material bibliográfico, a elaboração de material de consulta e a seleção de novos produtos fitoterápicos para serem dispensados no SUS.

O professor Leandro, juntamente com suas alunas bolsistas de pesquisa e extensão Bruna Dutra, Kelly Kühn e Daiane Bamberg, atua, desde 2015, em projetos que apoiam a ampliação da Fitoterapia na Assistência Farmacêutica no âmbito da Atenção Básica à Saúde em Santo Ângelo. Participações em diferentes eventos científicos, com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos, já foram realizadas pelo referido grupo de pesquisa, com destaque para os cinco trabalhos apresentados no XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa, realizado este ano, em Gramado/RS.

Os resultados esperados mostram-se promissores e são o ponto de partida para a ampliação do acesso à Fitoterapia e ao uso racional de plantas medicinais e fitoterápicos no município. O professor ressalta que o apoio de todos os envolvidos é importante para a consolidação desta terapia, mas que o estabelecimento de novas parcerias, da Secretaria Municipal de Saúde com outras instituições e grupos da comunidade, são bem vindas e podem engrandecer e fortalecer ainda mais o projeto.

Nas fotos, o professor Francescato com as bolsistas Kelly e Bruna, e acompanhado de colegas farmacêuticas no Congresso em Gramado.