URI | Santo Ângelo

URI-SANTO ÂNGELO OFERECE 10 BOLSAS DE 100% PARA O PROUNI NESTE 2º SEMESTRE

29 de julho de 2022

 

O Programa Universidade para Todos-PROUNI, inicia nesta segunda-feira dia 1º e vai até o dia 4 de agosto o período de inscrições para bolsas. Os interessados terão até a próxima quinta-feira dia 4 para efetuar a inscrição diretamente no site www.acessounico.mec.gov.br.

Podem participar estudantes desde que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio-ENEM nos anos de 2020 e 2021 e atingido, no mínimo, a média de 450 pontos em cada matéria do exame. Além disso, o estudante não pode ter zerado a prova de redação.

Para este segundo semestre de 2022, o Prouni teve o seu acesso ampliado para alunos de escolas particulares, mesmo sem bolsa de estudos. Antes, só estudantes de escolas públicas ou que passaram por escolas privadas com bolsa integral podiam participar do programa.

A URI-Campus Santo Ângelo oferece um total de 10 vagas com bolsas integrais, de 100%, nos seguintes cursos – Administração/noturno com 5 bolsas integrais, Direito/noturno com 4 bolsas integrais e Engenharia Civil/noturno com uma(1) bolsa integral.

Nei Carlos Mattos, integrante do SAE-Setor de Apoio ao Estudante da URI-Santo Ângelo, a primeira chamada do Prouni será no período de 8 até 17 de agosto. A segunda chamada vai acontecer de 22 de agosto até 31 de setembro, com a lista de espera disponível nos dias 5 e 6 de setembro.

Para esta edição, uma novidade é que a inscrição deverá ser feita por tipo de modalidade de concorrência, que são – ampla concorrência e ações afirmativas. Outra mudança é a ampliação dos critérios de origem escolar do estudante que deseja disputar as bolsas do Prouni.

A classificação observará a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta, instituição, e dentro de cada modalidade deverá ser obedecida a ordem decrescente das notas do Enem.

Para participar do processo o candidato deve preencher alguns critérios como as exigências de faixas de renda per capita: até 1,5 salário mínimo, ou seja, R$ 1.818,00 para bolsa integral, e até 3 salários mínimos, ou seja, R$ 3.636,00 para bolsa parcial que representa 50% do valor da mensalidade do curso.

Nei Mattos, também informa detalhes sobre o Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies. O processo federal terá o período de inscrição entre os dias 9 a 12 de agosto. Já os resultados dos aprovados ocorrem no dia 16 do mesmo mês.