URI participou do Congresso Brasileiro “Impactos Ambientais da Mineração na Amazônia” e garantiu próxima edição em Santo Ângelo

26 de setembro de 2019

O Programa de Pós-graduação em Direito da URI Santo Ângelo participou, dias 17, 18 e 19 de setembro do I Congresso Brasileiro – Impactos Ambientais da Mineração na Amazônia, realizado em Humaitá (AM). O evento é promovido pelo projeto PROCAD/AMAZONAS – Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – (edital n. 21/2018 da CAPES), e envolve o Programa de Pós-graduação em Direito Ambiental da Universidade Estadual do Amazonas, o PPGDireito da PUC de Curitiba e o PPGDireito da URI.

Na oportunidade, o coordenador executivo do PPGD URI, professor doutor João Martins Bertaso palestrou sobre a temática “Caminhos e Descaminhos dos Direitos Humanos – seus impactos sobre os meios ambientais e culturais”, enquanto a mestranda Débora Patrícia Seger apresentou trabalho intitulado “A terceira via como resposta à efetiva sustentabilidade: a proteção e o direito humano à água potável”.

Da mesma forma, o evento contou com a participação de professores, graduandos e mestrandos das três instituições envolvidas, que proferiram palestras e apresentaram suas pesquisas sobre a temática do evento, bem como a participação da pesquisadora Carolina Montes Cortés da Universidade de Bogotá – Colômbia.

Ressalta-se que os PPGDs da URI e da PUC/Curitiba integram o PROCAD/AMAZONAS como instituições apoiadoras do Projeto. Na oportunidade ficou definido que o II Congresso Brasileiro – Impactos Ambientais da Mineração na Amazônia, será realizado na URI Santo Ângelo, na segunda quinzena do mês de agosto de 2020.