URI HABILITA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

3 de maio de 2023

 

Durante dois dias, 2 e 3 de maio, a URI Santo Ângelo, através de sua assessoria pedagógica, promoveu a habilitação dos professores da Educação Infantil, que fazem parte do Programa A União faz a Vida, desenvolvido pelo Sicredi União RS/ES.

Na abertura esteve presente a assessora de Desenvolvimento Social do Sicredi, Tânia Pires Almeida, que falou sobre a importância da educação na nossa sociedade, ressaltando a iniciativa da instituição que busca trabalhar os princípios do cooperativismo.

A professora e coordenadora do curso de Educação Física, Cinara Valencey Eneas Murmann, em nome da direção da URI, ressaltou o princípio da URI, em ser uma universidade amplamente integrada ao desenvolvimento comunitário, e que o programa A União faz a Vida, promove o vínculo, tanto do Sicredi como da URI, com as comunidades dos 11 municípios envolvidos.

Participaram do encontro, 80 professores dos seguintes municípios: Giruá, Mato Queimado, Guarani das Missões, Bossoroca, Rolador, Sete de Setembro, São Luiz Gonzaga, Vitória das Missões, Entre-Ijuís, Santa Rosa e Santo Ângelo.

 

Na parte da manhã, houve apresentação de toda rede de compromissos, os princípios do programa e dinâmicas em grupos, onde se refletiu as culturas infantis, as infâncias, o brincar e as interações.

Houve, ainda, uma ampla reflexão sobre a Base Nacional Comum Ccurricular-BNCC, os direitos de aprendizagem, os campos de experiência e a importância da adoção de metodologias ativas. Inclusive a assessoria pedagógica da URI, apresentando a metodologia do projeto A União faz a Vida, junto aos projetos executados.

 

No turno da tarde, oorreram as expedições investigativas, nos espaços da universidade, quando foram preparados territórios que envolveram os 5 campos de experiência para a educação infantil.

Os professores puderam vivenciar – O eu, o outro e nós; Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, gesto e movimento; Traços, sons, cores e formas; Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Num desses campos, as acadêmicas do 3º semestre do curso de Pedagogia da URI, juntamente com a professora Neusa Cristina Pereira da Silva, realizaram uma contação de histórias para as professoras. O dia foi finalizado com o relato e socialização das experiências vividas por cada grupo.

 

Na quarta-feira, dia 3, houve a continuação da apresentação da metodologia, com o estabelecimento e fortalecimento das relações com o currículo da educação infantil e com a comunidade de aprendizagem, bem como, as demais etapas da metodologia.

Como atividade surpresa aos professores de Educação Infantil, os alunos dos anos iniciais, da Escola da URI, fizeram a dinâmica de uma canção, com carinho individual a cada docente, provocando fortes emoções ao final.