Temas atuais e relevantes estarão em debate no Simpósio de Estudos Jurídicos da URI, que inicia segunda, 23

20 de maio de 2016

Começa segunda-feira (23) e se estende até dia 25, o XIX Simpósio de Estudos Jurídicos da URI Santo Ângelo, cuja programação includireito_urisantoangeloi a XVI Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos e o XVI Encontro de Egressos.

O Simpósio, que conta com palestras, minicursos temáticos e debates, recebe inscrições pelo site da URI (santoangelo.uri.br), até segunda-feira, no valor de R$ 35. Pela manhã e tarde, os eventos serão realizados nos prédios 18 e 5 e à noite, no auditório do prédio 13.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Direito, doutora Charlise Gimenez, “a escolha dos temas para as palestras considerou a relevância e a atualidade dos mesmos, além do objetivo de gerar debate entre os universitários”.

A programação do Simpósio inicia às 8h, com três Minicursos: “Português Instrumental: leitura e escrita”, com a professora Mestre Dinalva Souza (prédio 18); “Inovações introduzidas pelo NCPC no processo de conhecimento”, com o professor Mestre Eduardo Meyer Mendes (prédio 5) e “Os contratos de barriga de aluguel no Direito Brasileiro e Comparado”, com a professora Mestre Taciana Cervi (prédio 18).

À noite, às 19h30h, será ministrada a palestra “O O Novo CPC na perspectiva constitucional: notas teóricas e práticas”, a cargo de Cristiano Becker Isaia, doutor em Direito Público, professor do Curso de Mestrado em Direito da UFSM, professor dos Cursos de Graduação em Direito da UFSM e UNIFRA  e Coordenador do Curso de Direito da Unifra. Atuará como debatedor, o professor doutor Adalberto Narciso Hommerding.

Na terça-feira, 24, pela manhã, a partir das 8h, serão ministrados quatro Minicursos Temáticos: “O papel do Direito na efetivação de Políticas Públicas de Educação Ambiental”, com o professor doutor Jacson Roberto Cervi prédio 18); “A Mediação como Método Autocompositivo e Complementar de Tratamento de Conflitos”, com a professora doutora Charlise Colet Gimenez e com a mestranda Charlene Dewes Dornelles, egressa da URI (prédio 13) “A concepção de Cidadania decorrente da Constituição Federal e as Relações de Gênero”, com a mestre Candice Nunes Bertaso (prédio 18); e “Os indígenas no sistema carcerário gaúcho: diagnósticos e projeções para uma política de execução criminal humanista”, com o mestre Edersom Nadir Pires Dornelles, egresso do Mestrado da URI.Santo Ângelo (prédio.18).

A palestra de terça-feira, 24, intitulada “A Proteção do Trabalhador em Tempos de Crise”, será ministrada por Sílvia Burmeister, Presidente da Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas, tendo como debatedor o professor mestre Valdir Garcia Alfaro e como Coordenadora de Mesa a professora doutora Jane Lucia Wilhelm Berwanger.

Na manhã e tarde da quarta-feira, 25, acontece no prédio 18 a XVI Mostra de Trabalhos Jurídicos Em cada um dos turnos, oito bancas devem analisar 57 trabalhos aprovados para apresentação.

O Simpósio de Estudos Jurídicos encerra na noite de quarta-feira, 25, com palestra ministrada a partir das 19h30, no prédio 13. O tema “As problemáticas envolvendo a adoção: uma abordagem da Lei 12.010/2009”, será abordado pelo professor mestre Luis Carlos Rosa, Mestre em Direito pela URI Santo Ângelo, professor do Curso de Graduação em Direito da URI Santo Ângelo, Juiz de Direito do Juizado da Infância e da Juventude e Diretor do Foro de Santo Ângelo e por Renato Moura Tirapelle, 2º Promotor de Justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santo Ângelo, tendo como Coordenador de Mesa, o professor doutor João Delciomar Gatelli.