URI | Santo Ângelo

Tema “Direito de Identidade e Ditadura da Beleza” gerou reflexões e dinâmicas entre estudantes de Direito

30 de novembro de 2018

O mês de novembro foi muito proveitoso no âmbito do Projeto de Pesquisa “Direitos da Personalidade na Atualidade’, vinculado ao Curso de Graduação em Direito a URI Santo Ângelo e coordenado pela professora mestre Luana Maíra Moura de Almeida.

As reflexões do mês de novembro foram em torno do “Direito de Identidade e Ditadura da Beleza”.

O primeiro encontro, coordenado pela professora Luana, aconteceu dia 5 de novembro e contou com a participação de acadêmicas da graduação em Direito, em especial de Amanda Bresolin, que apresentou Resumo Expandido sobre esse conteúdo, refletindo a temática com sensibilidade e responsabilidade; Eduarda Abreu, que falou sobre o processo de transição que está enfrentando ao assumir os cachos naturais de seu cabelo e Leandra Figueiredo, que leu uma poesia de Rupi Kaur, poetisa feminista contemporânea e escritora.

A atividade envolveu um momento de trégua com o espelho, em que as participantes puderam se enxergar e compartilhar experiências passadas no que se refere à aceitação de seus corpos e formas de ser. Muitas se emocionaram! Foi um momento extremamente valioso para que todas pudessem perceber que nossos detalhes não são defeitos, mas características que também compõem a nossa identidade. As participantes tiveram seus corpos marcados umas pelas outras, com palavras de amor e empoderamento.

O segundo encontro, dia 19, contou com a participação da professora doutora Rosângela Angelin, que falou sobre “Beleza, corpos e autonomia” e coordenou dinâmicas reflexivas com os/as participantes.

Ambas as atividades foram muito valiosas, fazendo da Universidade também um local em que se compartilham, além de conhecimento, experiências e vivências.