URI | Santo Ângelo

TecnoURI Missões passa a integrar a Rede RS Startup no South Summit

9 de maio de 2022

 

No segundo dia (5/5) do South Summit, evento de inovação e tecnologia realizado em Porto Alegre até sexta-feira (6/5), o governador Ranolfo Vieira Júnior participou do lançamento da Rede RS Startup, movimento colaborativo que busca tornar o Rio Grande do Sul líder na criação, desenvolvimento e atração de startups. O lançamento ocorreu na Casa do Governo instalada no Cais Mauá.

Durante o lançamento, o governador assinou como testemunha o manifesto de criação da Rede RS Startup, que teve adesão de mais de 25 instituições dos setores público e privado para impulsionar a organização e governança de startups no Estado.

A URI Santo Ângelo e o TecnoURI Missões aderiram à criação da Rede RS Startup, com o Gestor Administrativo do Parque Tecnológico, Rômulo Madrid de Mello assinando como representante do ambiente de inovação.

“A inovação sempre foi uma área importante para o nosso governo, tanto é que recriamos a Secretaria de Ciência e Tecnologia, que passou a ser chamada de Inovação, Ciência e Tecnologia. É uma satisfação ver todos os avanços que foram alcançados ao longo dos 40 meses desde o início do governo até aqui, colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento do Estado”, disse Ranolfo.

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia é uma das signatárias do manifesto Rede RS Startup. O titular da pasta, Alsones Balestrin, disse que a rede, que tem seis frentes de atuação, visa fortalecer ainda mais a inovação no Rio Grande do Sul. “As gerações futuras vão agradecer à atual pelos passos firmes que estamos dando em direção a um desenvolvimento promissor”, afirmou.

Manifesto da Rede RS Startup

A Rede RS Startup é um movimento colaborativo que visa tornar o Rio Grande do  Sul líder na criação, desenvolvimento e atração de startups, posicionando a inovação e o  empreendedorismo no centro do processo de desenvolvimento social e econômico do nosso Estado.

O êxito do nosso movimento colocará o Rio Grande do Sul em um patamar elevado de  competitividade, posicionando o Estado como um ator internacionalmente relevante na  Nova Economia, observando as melhores práticas de governança que nos levem a um desenvolvimento social e ambiental sustentável.

Esta é uma visão de futuro ousada, que exige que juntemos esforços e utilizemos, com  mais eficiência, os recursos públicos e privados investidos por diferentes atores na construção  dessa realidade, alicerçados na colaboração entre governo, academia, empresas e sociedade civil organizada.

Os sete eixos de atuação desta Rede são:

  • orquestração e governança do ecossistema de startups: promover a cooperação entre  os atores envolvidos no processo;
  • ambiente de negócios e cultura empreendedora: criar melhores condições para a  transformação de conhecimento em riqueza e desenvolvimento;
  • políticas públicas e ambiente regulatório: facilitar o desenvolvimento de novos  negócios e qualificar o setor público;
  • formação e atração de talentos: promover a formação de pessoas qualificadas para as  demandas da nova economia;
  • acesso a capital: aumentar a disponibilidade de capital de risco no ecossistema;
  • acesso aos mercados e à internacionalização: incentivar a atuação global das startups  gaúchas;
  • diversidade e inclusão social: desenvolver políticas inclusivas, que respeitem a  diversidade que caracteriza o ecossistema gaúcho de inovação e empreendedorismo.


A Rede RS Startup facilitará a governança e orquestração do ecossistema de startups do Estado, fomentando a complementaridade das estratégias e ações para a criação, desenvolvimento e atração de startups.

Trilharemos, em conjunto, o caminho à frente, com espírito de colaboração com todos os Estados da Federação para tornarmos o Brasil uma Nação Startup a partir da ação local.

Instituições que aderiram ao manifesto:

AGS – Associação Gaúcha de Startups
Badesul Desenvolvimento – Agência de Fomento/RS
Banco do Estado do Rio Grande do Sul – Banrisul
Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE
Centro de Inovação Tecnológica – Citec Fiergs
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – Fapergs
Feevale Techpark
Federação do Comércio de Bens e de Serviços – Fecomércio RS
Grow Plus
Instituto Caldeira
Instituto Hélice
Oceantec Parque Tecnológico
Pampatec – Parque Científico e Tecnológico do Pampa
Parque Canoas de Inovação – PCI
PradoTech – Parque Tecnológico de Gravataí
Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos
Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc – TecnoUnisc
Parque Tecnológico Ulbratech
Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM
Pelotas Parque Tecnológico
Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari – Tecnovates
Parque Científico e Tecnológico – UPF Parque
Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação – TecnoUCS
Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação – Reginp
Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-RS
Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Sict/RS
Tecnopuc – Parque Científico e Tecnológico da PUCRS
TecnoURI Missões – Parque Científico e Tecnológico das Missões
Ventiur Aceleradora de Startups
Zenit – Parque Científico e Tecnológico da UFRGS

Texto: Thamiris Mondin e Ascom Sict
Edição: Secom