Simpósio, Mostra de Trabalhos e Encontro de Egressos do Direito integrou palestrantes e público de diferentes estados do país

27 de maio de 2022

 

 

Nos dias 23, 24 e 25 de maio, o Curso de Graduação em Direito da URI Santo Ângelo, com apoio do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Direito, Mestrado e Doutorado, realizou o XXV Simpósio de Estudos Jurídicos, XXI Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos e XXII Encontro de Egressos.

Os eventos contaram com a participação de acadêmicos da graduação em Direito da URI, de outras instituições de ensino, professores, pesquisadores e comunidade. Da mesma forma, o formato online para realização das palestras, oficinas e mostra de trabalhos, permitiu a maior participação de inscritos de outros estados, bem como a realização com palestrantes de outros estados do Brasil.

No dia 23 de maio, sob a coordenação da professora doutora Rosângela Angelin e debate do professor doutor Celso Gabatz, realizou-se o cine debate do documentário Humano, destacando os objetivos do Curso de Direito da URI e seus valores na formação de bacharéis em Direito. À tarde, a professora mestre Thaís Kerber de Marco, também egressa da graduação, ministrou a oficina ‘Experimentando a prática jurídica processual”, enquanto a professora mestre Luana Maíra Moura de Almeida, com a doutoranda do PPGD da URI, mestre Ellara Valentini Wittckind, coordenaram a oficina “Análise de caso: decisão do TST sobre direitos da pessoa com deficiência”. Já na parte da noite, o evento recebeu, sob a coordenação da professora doutora Charlise Colet Gimenez, o professor Cristian Wittmann com a palestra “O uso de armas (não) convencionais e o direito internacional humanitário: entre o uso e as ameaças de uso no conflito na Ucrânia”.

No segundo dia de eventos, inaugurou-se a manhã com a professora mestre Luciana Claudete Meirelles Correa com o tema “A mulher na advocacia e os desafios para o exercício da profissão”. A atividade estava sob coordenação da professora mestre, Thaís Kerber de Marco. Á noite, a programação era dupla: em um primeiro momento, sob a coordenação do professor doutor José Francisco Dias da Costa Lyra, a URI Santo Ângelo recebeu o professor doutor Aury Lopes Junior com o tema “O que esperar do processo penal para 2022”. Na sequência, realizou o lançamento da obra “A Face invisível da violência escolar: um estudo da violência institucional e dos mecanismos de pacificação de conflitos no âmbito da escola disciplinadora atual”, de autoria de José Francisco Dias da Costa Lyra e Márcio Rogério de Oliveira Bressan. O lançamento da publicação e apresentação pelos autores foi coordenado pelo professor mestre Luiz Alberto Brasil Simões Pires Filho.

Já no dia 25 de maio, na parte da manhã, o tema foi “Direito dos animais e a pós modernidade”, com o professor doutor Heron Gordilho e coordenação da professora doutora Taciana Marconatto Damo Cervi. O encerramento da programação, com a coordenação da professora doutora Janete Rosa Martins, contou com o professor doutor Sandro Mansur Gibran, o qual palestrou sobre o tema “Da teoria do risco à responsabilidade empresarial solidária”.

As tardes dos dias 24 e 25 de maio foram reservadas para a Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos, com apresentação de resumos expandidos e trabalhos completos de estudantes de graduação, mestrado e doutorado, da URI e de outras instituições de ensino, solidificando o espaço da Universidade como fomentador do conhecimento e da pesquisa, da extensão e do ensino.

A programação do XXV Simpósio de Estudos Jurídicos, XXI Mostra Regional de Trabalhos Jurídicos e XXII Encontro de Egressos integra a comemoração dos 30 anos da URI como Universidade, registrando o seu papel fundamental enquanto universidade comunitária, bem como marca a solidez, credibilidade e qualidade do Curso de Graduação em Direito da URI, campus Santo Ângelo que também acompanha a história de comprometimento de 30 anos da URI com a comunidade e a região das Missões.