URI | Santo Ângelo

PROJETO VIVA A VIDA COMEMOROU O DIA DO GAÚCHO E O DIA DO IDOSO

22 de setembro de 2022

 

O Projeto Viva a Vida, da URI Santo Ângelo, realizou na tarde dessa quinta-feira (22), mais uma interação social junto ao quiosque da Universidade.

As atividades realizadas serviram para comemorar o Dia do Gaúcho e também o Dia do Idoso que transcorre em 1º de outubro.

Entre as diversas brincadeiras realizadas, destacou-se a roda de dança, onde integrantes do projeto fizeram a animação ao som de gaita e de pandeiro.

O encerramento do encontro culminou com o tradicional lanche solidário, onde cada integrante trouxe uma guloseima para ser apreciada.

Coordenaram a atividade, o acadêmico de Psicologia e bolsista de extensão do Viva a Vida, Henrique Almeida, mais os acadêmicos de Educação Física, Jessica Mentges e Bianca Rodrigues.

O professor de Educação Física, Carlos Lemos, supervisionou todas as atividades, além de ser muito participativo nas atividades realizadas.

Coordenado pela professora Daniela Gonzalez, o projeto tem como propostas oferecer à comunidade de idosos a oportunidade de cuidar de sua saúde biopsicossocial, por meio da participação em diferentes grupos de  ações; estimular o idoso a adotar atividades físicas regulares, além de integrar a URI com a comunidade.

Estão envolvidos no projeto, os cursos de Psicologia, Enfermagem, Educação Física e Pedagogia. Nas terças e quintas-feiras à tarde acontecem atividades físicas de ginástica. De 15 em 15 dias, a ação com acadêmicos de Enfermagem, trata sobre a saúde do idoso.

Já o delegado aposentado da Polícia Federal, Domingos Frandoloso, atua como voluntário com aulas de italiano, uma vez por semana.

O Projeto Viva a Vida é aberto a aposentados ou pessoas com mais de 50 anos, que queiram desenvolver diferentes atividades, sem custos.