URI | Santo Ângelo

Projeto “Meninas Digitais Tchê Missões” promove cine-debate em escolas Estaduais

5 de abril de 2022

Com o objetivo de celebrar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, o projeto “Meninas Digitais Tchê Missões” (CNPQ-URI Santo Ângelo) promoveu no mês de março um cine-debate que teve como base o filme “Estrelas além do tempo”, cuja temática principal é a segregação racial e de gênero.

Baseado em fatos reais, o filme “Estrelas Além do Tempo” conta a história de três cientistas negras que trabalharam na NASA durante a década de 1960 e colaboraram para a conquista espacial: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.

As três personagens faziam parte da equipe de mulheres negras que atuavam como calculadoras-computadoras, que basicamente faziam uma longa série de operações e contas matemáticas. Com o surgimento dos computadores de grande porte da IBM, Dorothy Vaughan passou a estudar programação para conseguir se adaptar a esta inovação e incentivou sua equipe a fazer o mesmo, de modo a não se tornarem obsoletas com a transformação tecnológica que estava em curso e manterem o emprego que tinham.

O debate propôs a realização de reflexões críticas a respeito da segregação de gênero nas carreiras de tecnologia e culminou em posições muito relevantes por parte de estudantes e professores(as) presentes. O cine-debate contou com a participação de 450 estudantes e professores(as) das escolas parceiras do projeto: Instituto Estadual de Educação Odão Felippe Pippi, Colégio Tiradentes Santo Ângelo, Escola Técnica Estadual Entre Ijuís, Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas, Escola Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Vitória das Missões) e Escola Padre Antônio Sepp (São Miguel das Missões).

Essa foi uma das diversas ações de educação científica e cultural proporcionadas pelo projeto Meninas Digitais Tchê Missões, cujo objetivo é evidenciar a necessidade de maior participação das mulheres nas atividades profissionais ligadas à tecnologia e computação.

Nos próximos meses será realizado um Seminário Temático com a presença de pesquisadoras de renome na área de tecnologia e uma Competição de Robótica com a participação de estudantes das escolas parceiras.

O projeto, desenvolvido pela URI Santo Ângelo, conta com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e é coordenado pela professora M.Sc. Cristina Paludo Santos e pelo professor doutor Denilson Rodrigues da Silva.