Projeto de Extensão valoriza o uso de fitoterápicos em Santo Ângelo

15 de dezembro de 2017

O projeto de extensão “Assistência Farmacêutica em Plantas Medicinais e Fitoterápicos no âmbito da Atenção Primária à Saúde no município de Santo Ângelo – RS”, apoiado pela URI Santo Ângelo finalizou mais uma etapa de suas atividades no mês de dezembro. Com o objetivo de ampliar a disponibilidade e o uso racional de produtos fitoterápicos na Atenção Básica do município de Santo Ângelo, o projeto promoveu oficinas, capacitações, reuniões e um seminário sobre Plantas Medicinais e Fitoterápicos ao longo deste ano.

Conforme relata o coordenador do projeto, professor doutor Leandro Nicolodi Francescato, as atividades foram direcionadas para os profissionais de saúde e usuários do SUS, tendo, ao total, a participação de mais de 180 interessados. “Também foram elaborados materiais de consulta e informativos e, selecionados alguns produtos fitoterápicos para serem disponibilizados no SUS. Queremos contribuir para o uso racional das plantas medicinais e fitoterápicos, além da melhoria da qualidade de vida dos usuários do SUS de Santo Ângelo”, afirma. Além destas ações, durante as oficinas realizadas em três Unidades Básicas de Saúde do município, foram distribuídas mudas de plantas medicinais para a população e foram construídos canteiros, onde foram plantadas algumas espécies que foram abordadas nas oficinas, como alcachofra, boldo-brasileiro, capim-cidreira, erva-cidreira, guaco, melissa, sálvia, entre outras.

O projeto de extensão tem parceria com a Farmacêutica Simone Alencastro da Farmácia Básica da Secretaria Municipal de Saúde do município de Santo Ângelo, com o apoio do Ministério da Saúde. No ano de 2017, a atuação do professor Leandro foi conjunta com suas bolsistas Kelly Helena Kühn, Bruna Dutra, Bianca Ávila de Matos e Laura Vieira, do curso de Farmácia da URI – Santo Ângelo.

Interessados em participar das ações do projeto de extensão em 2018 devem procurar a Farmacêutica Simone Alencastro na Farmácia Básica do município, no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, Av. Brasil, 351.