PROJETO DE EXTENSÃO DA URI LEVA CONHECIMENTO SOBRE FAMÍLIA E VIOLÊNCIA DE GÊNERO PARA ESCOLAS PÚBLICAS

6 de julho de 2023

 

Um projeto de extensão das disciplinas de Direito das Famílias e Direito Penal: Crimes em Espécie B, do 5º Semestre do curso de Direito da URI Santo Ângelo, levou aos alunos e professores de seis escolas públicas estaduais da região informações sobre afeto, famílias, violência doméstica e familiar e rede de proteção à mulher vítima de violência de gênero.

O projeto, intitulado “Criando laços e desatando nós: contextualizando a família e conhecendo a violência de gênero e a rede de proteção à mulher”, foi coordenado pelas professoras Luana Maíra Moura de Almeida e Charlise Paula Colet Gimenez, e contou com a participação dos acadêmicos do 5º semestre.

As atividades foram realizadas no mês de junho, no turno inverso às aulas da graduação, nas cidades de Cerro Largo na E.E. Eugênio Frantz, Entre-Ijuís na Escola Técnica Estadual, e Santo Ângelo nas E.E. Unírio Carrera Machado, Onofre Pires, Pedro II e Odão Felippe Pippi.

Os objetivos foram esclarecer conceitos fundamentais sobre família e violência contra a mulher, apresentar a legislação vigente e sua origem histórica, orientar sobre as formas de violência e o contexto doméstico e familiar, e divulgar a rede de proteção à mulher.

Além disso, os acadêmicos realizaram uma pesquisa anônima com os participantes para diagnosticar a realidade e permitir a projeção de novas intervenções.

De 249 alunos participantes, 135 registraram já ter presenciado a prática da violência doméstica e familiar. Destes, 98 indicaram a violência pela ameaça, humilhação e chantagem; 51 por meio de tapas, socos, chutes, empurrões e puxões de cabelo; e 25 pela prática do estupro.

Para as professoras coordenadoras do projeto, a missão de compartilhar saberes está além dos espaços de uma sala de aula. Ela se perfectibiliza na tríade formada pelo ensino, pesquisa e extensão. E a universidade se realiza quando está inserida na comunidade, contribuindo e interagindo com todos que a cercam.

Os acadêmicos que participaram do projeto também expressaram sua satisfação e gratidão pela experiência. Eles afirmaram que essa extensão marcou sua trajetória acadêmica positivamente, trouxe uma vivência única, e gerou orgulho para suas famílias.

O projeto “Criando laços e desatando nós: contextualizando a família e conhecendo a violência de gênero e a rede de proteção à mulher” foi pensado, esboçado e executado com o mais puro e pleno sentido da fraternidade, alcançando, de forma direta ou indireta, centenas de pessoas que puderam refletir sobre temas tão importantes para a sociedade.

Para a aluna Thaiana Rutilli, “estar fora da sala de aula e conseguirmos nos expressar, repassando o que aprendemos, é muito gratificante”.

Tainá Cardoso, também da turma de acadêmicos, afirma que “essa extensão marcou a nossa trajetória acadêmica muito positivamente, nos trouxe uma vivência única, a qual levaremos para toda a vida”. Bruno Vogt, que retornou à escola que estudou, compartilha que “ver com alegria minha família orgulhosa não tem valor maior que isso”.