Professora da URI participa de capacitação para escolas de 21 municípios da região

13 de julho de 2023

 

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), campus Santo Ângelo/RS, por meio do Projeto de Extensão “Direitos Humanos e cultura de paz e cooperação nas Escolas”, coordenado pela Profa. Rosângela Angelin, juntamente com o Programa Cooperativismo nas Escolas (PCE) – vinculado a COOPERLUZ – Cooperativa Distribuidora de Energia Fronteira Noroeste, estão realizando a “Encontro de capacitação de Educadores/as e Educandos/as do Programa Cooperativismo nas Escolas (PCE)”.

O encontro ocorreu no dia 07 de julho, em Santa Rosa, e contou com a participação de 80 pessoas, entre professores, estudantes e direções de vinte e uma Escolas de Ensino Fundamental de municípios da Região das Missões e Fronteira Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

A professora. Dra. Rosângela Angelin trabalhou o tema “SOMOS UM TODO, SOMOS PARTE DE UM TODO: O LUGAR DA COOPERAÇÃO E DO CUIDADO NA EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE.”

A Capacitação Continuada de Educadores/as e Educandas/os está fundamentada nas diretrizes do Programa Cooperativismo nas Escolas (PCE), desenvolvido desde 1993 nas regiões Fronteira Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul. O PCE é um projeto de educação cooperativista pioneiro, atuando diretamente com as séries finais do ensino fundamental. Uma das propostas é levar a teoria e a prática cooperativa para dentro das instituições de ensino, propondo uma visão interdisciplinar, e que é fomentada em atividades e iniciativas para além das salas de aula.

O objetivo é intercalar a teoria e a prática cooperativista, a constituição de cooperativas escolares, viagens de estudos e integrações diversas. O PCE tem contribuído com o processo de formação integral de educandos e educandas, bem como de educadores e educadoras.

Os Objetivos do PCE são:

  1. Contribuir para a formação de uma consciência associativa, especialmente entre os jovens, no sentido de construir uma participação ativa e consciente nas entidades e em todos os espaços sociais e políticos;
  2. Formar lideranças democráticas, éticas e comprometidas com as entidades e instituições da região, fortalecendo a organização e o controle sobre elas;
  3. Incentivar a escola no processo de adequação do ensino à realidade do educando, possibilitando uma educação integral, que visa à preparação do aluno como membro atuante e transformador da sociedade;
  4. Contribuir para o desenvolvimento e avanço das experiências cooperativas e associativas já existentes, e motivar para a criação de novas, dentro das necessidades da população.

Nos últimos anos, o PCE vinha sendo desenvolvido por meio da intervenção direta de um grupo de profissionais, em geral, ligados à entidade mantenedora, contando com apoio na organização e coordenação de Educadores e Educadoras do círculo de mestres de cada uma das escolas atendidas. O trabalho destes profissionais, denominados de “Professores Coordenadores do PCE nas Escolas”, é tido como essencial para que os objetivos do PCE sejam alcançados.

Desta forma, o Programa de Capacitação Continuada de Educadores/as e Educandos/as do PCE, tem como intuito contribuir, motivar e orientar este importante trabalho de formação junto a esse público. A troca de experiências, o debate, a reflexão conjunta e a construção coletiva de alternativas, se tornam ferramentas importantes para pautar inciativas que demandem a superação deste momento crítico, em um contexto no qual a competição é protagonista em nossa sociedade.