PROFA. DRª ROSÂNGELA PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE RECONHECIMENTO DAS MULHERES NO MUNDO SOCIAL E JURÍDICO

27 de junho de 2024

 

No dia 25 de junho de 2024, a Profa. Dra. Rosângela Angelin, do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e do Curso de Direito da URI Santo Ângelo, participou como palestrante de uma capacitação voltada para um grupo de mulheres.

O evento teve como tema “Reconhecimento das Mulheres no Mundo Social e Jurídico” e está vinculado ao Projeto de Extensão “Gênero, Diversidade e Direitos Humanos em Sociedades Democráticas: Tecendo Redes de Humanização e Conhecimento”, coordenado pela professora.

A atividade foi promovida pela Associação Regional de Educação, Desenvolvimento e Pesquisa (AREDE), uma entidade composta por sindicatos, cooperativas e igrejas.

Este evento faz parte do Projeto Curso Agricultoras em Ação: “Mulheres e Cooperativismo”, financiado pela União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (UNICAFES) e executado pela AREDE. A capacitação contou com a presença de mulheres dos municípios de Santa Rosa, Campina das Missões, Porto Lucena e Cândido Godói.

Durante sua palestra, a Profa. Rosângela destacou a importância do trabalho social realizado pela URI junto à comunidade local e regional. “É importante destacar para a sociedade o importante trabalho social que a URI Santo Ângelo faz junto à comunidade local e regional. São muitos projetos e intervenções sociais de todos os cursos da URI, entre eles o que eu coordeno, que interagem com o mundo da vida, partilhando os conhecimentos adquiridos pelas pesquisas feitas e, ao mesmo tempo, aprendendo com as comunidades e trazendo novos elementos para a pesquisa. Essa tem sido uma característica que faz da URI uma universidade de excelência: estar junto da comunidade”, afirmou a professora.

A capacitação abordou temas cruciais para o empoderamento feminino, destacando a importância do reconhecimento das mulheres tanto no âmbito social quanto jurídico. A Profa. Rosângela enfatizou a necessidade de fortalecer as redes de apoio e conhecimento entre as mulheres, promovendo a igualdade de gênero e os direitos humanos em sociedades democráticas.

O evento foi um sucesso e proporcionou um espaço de aprendizado e troca de experiências entre as participantes, reforçando o compromisso da URI e da AREDE com a promoção da educação, do desenvolvimento e da pesquisa em prol da comunidade.