Pedagogia da URI encerrou projeto na Escola Liberato Vieira da Cunha

21 de julho de 2016

SAMSUNG CAMERA PICTURES

pedagogia_naescolaliberato2

SAMSUNG CAMERA PICTURES

No processo de gestão da URI e no planejamento curricular do Curso de Pedagogia, são considerados diversos saberes e valores importantes para a formação acadêmica. Dentre esses, o exercício da cidadania e o respeito às diversidades atravessam as reflexões articuladas nas salas de aula e constituem práxis pedagógicas significativas na comunidade.

Nessa perspectiva, surgiu o projeto “Interlocução de saberes – Narrativas populares, imagens e sentidos da EJA”, de caráter extesionista, o qual objetiva fortalecer as relações com a comunidade escolar de base e estabelecer interlocuções entre os saberes populares e os saberes científicos, por meio de ações inclusivas digitais, registros pictóricos de narrativas, documentários e fotografias.

O projeto é orientado pela professora Maria Aparecida Brum Trindade e está sendo desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Liberato Salzano Vieira da Cunha, nas turmas T1, que equivale ao 1º e 2º ano, T2, que equivale ao 3º ano e T3 que equivale ao 4º ano do ensino fundamental. São responsáveis pelas turmas, as professoras Olires Teresinha Callegaro e Maira Adriana Navroski, ambas pedagogas.

Encerrando as atividades do semestre, no dia 15 de julho, foi apresentado aos estudantes os documentários produzidos pelos acadêmicos de Pedagogia, pois acredita-se que retornar à escola e apresentar os resultados da pesquisa, é uma forma de agradecer a abertura do espaço escolar, bem como mostrar o quanto esse é importante para a caminhada dos acadêmicos. Assim, universidade e comunidade compartilham saberes e aprendizagens, reafirmando que, “o que dá grandeza às universidades não é o que se faz dentro delas. É o que se faz com o que elas produzem”, segundo Florestan Fernandes.