Passagem da Tocha Olímpica: URI mobilizou estudantes com prática de esportes olímpicos

4 de julho de 2016

A URI Santo Ângelo marcou presença na passagem da Tocha Olímpica em Santo Ângelo, dia 4 de julho. O símbolo olímpico veio do Patrimônio Cultural da Humanidade em São Miguel das Missões e começou o seu trajeto na Capital Missioneira às 12h. Logo após, percorreu ruas e avenidas santo-angelenses e chegou à praça Pinheiro Machado, em frente à Catedral Angelopolitana, por volta de 13h.

pajé_comtochapajéchegada_diretorpacheco àdireita

 

 

 

 

 

 

 

No total, 22 pessoas participaram do revezamento, entre as quais, o ex-atleta olímpico Mário Gomes e a maratonista Luciana da Luz. No trajeto final, que atravessou o Centro Histórico, a tocha foi conduzida pelo pajé Floriano Romeu, da aldeia Tekoa Pyau, recepcionado nas escadarias da Catedral pelo coral indígena Tape Porã, autoridades do município, do Estado e da organização das Olimpíadas.

escoladauri_natochaprofes_estudantesurinatocha

Professores e universitários do curso de Educação Física – Licenciatura e Bacharelado, da URI de Santo Ângelo, montaram estrutura na praça às 8h30, quando crianças e adolescentes de escolas públicas e privadas participaram de práticas com modalidades olímpicas como vôlei, badminton, tênis de mesa, judô, ginástica olímpica, basquete, futebol, handebol e atletismo. A Escola da URI marcou presença fazendo “alas” para a passagem do fogo olímpico, assim como diretores do Câmpus, professores e funcionários acompanharam o trajeto em diferentes pontos da cidade.

uni_tochaolímpicacombalãoginástica_tochaolímpica

Após a cerimônia, atividades artísticas e culturais se estenderam até às 15h, integrando as milhares de pessoas presentes em frente à Catedral de Santo Ângelo.