30 de setembro de 2024
Em uma iniciativa estratégica para fortalecer a educação médica na região das Missões, o Diretor Acadêmico da URI Santo Ângelo, Carlos Lemos, juntamente com o titular da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Rodrigo Reis, e o coordenador do curso de Enfermagem, Francisco Rodrigues, realizaram visitas protocolares aos hospitais regionais.
O objetivo dessas visitas foi apresentar o projeto da Universidade que está se habilitando ao edital 01/2023 do Ministério da Educação, que visa a seleção de propostas para o funcionamento de novos cursos de Medicina no âmbito do Programa Mais Médicos, envolvendo Instituições de Ensino Superior privadas.
O Edital nº 01/2023 do Ministério da Educação pré-selecionou 116 regiões de saúde em 1.719 municípios brasileiros, resultando em até 5.700 novas vagas em cursos de Medicina em todo o Brasil.
Entre as regiões contempladas está a Missioneira, onde se localiza o campus da URI Santo Ângelo. No Rio Grande do Sul, 11 regiões disputam a autorização para abrir novos cursos de Medicina, sendo que apenas 4 serão contempladas. A distribuição das vagas disponibilizadas pelo edital para o estado é de 240, com um total de 50 vagas por região.
As visitas ocorreram nos hospitais dos municípios de Caibaté, São Miguel das Missões, Roque Gonzales e São Luiz Gonzaga. Contatos semelhantes já foram realizados com as direções dos hospitais de Guarani das Missões, Cerro Largo e Porto Xavier.
Em São Miguel das Missões, o contato foi feito com Evelize Mombach e Inácio Müller; no hospital Roque Gonzales da cidade de Caibaté, com Ivanes Lauermann, Ana Maria da Silva e Ronise Cattelan; no hospital Santo Antônio de Roque Gonzales, com o administrador Ari Kuhn; e no hospital São Luiz Gonzaga, com a contadora Aline Lenz Piccoli.
O principal objetivo dessas visitas é que as instituições de saúde e a Universidade manifestem apoio à proposta de criação do curso de Medicina, além de disponibilizarem a infraestrutura necessária para o oferecimento de cenários de práticas do curso e estágios supervisionados (internato). Essa colaboração visa suprir a demanda regional de profissionais de saúde e proporcionar uma formação de qualidade para os futuros médicos.
Segundo o Diretor Acadêmico Carlos Lemos, o protocolo do projeto do curso de Medicina para a URI Santo Ângelo, através da chamada pública do Ministério da Educação, ocorrerá até sexta-feira, dia 4 de outubro. “Estamos confiantes de que a região das Missões será uma das contempladas, dado o apoio e a infraestrutura que estamos conseguindo junto aos hospitais locais”, afirmou Lemos.
A URI Santo Ângelo vem trabalhando no projeto de um curso de Medicina desde 2013. Na época, o município não tinha condições de viabilizar o curso via Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, com a nova oportunidade proporcionada pelo edital 01/2023, a região tem a chance de finalmente concretizar esse sonho.
As visitas protocolares realizadas recentemente são parte de um esforço contínuo para garantir que a URI Santo Ângelo esteja entre as instituições selecionadas para oferecer o novo curso de Medicina, contribuindo assim para o desenvolvimento da saúde e da educação na região das Missões.