Palestras sobre “Ergonomia no teletrabalho e Doação de sangue” encerraram a XXIII SIPAT

21 de maio de 2021

A URI Santo Ângelo realizou esta semana a sua XXIII Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, cujas palestras aconteceram no formato virtual. Iniciadas na segunda-feira, 17, prosseguiram na quinta-feira, 20, e tiveram encerramento nesta sexta-feira, 21.

Na quinta-feira, a fisioterapeuta Sabrina Oliveira, da empresa SAOLI, abordou o tema “Ergonomia em tempos de Home Office”.

A profissional enfatizou a importância do ambiente, que em casa foi transformado em local de trabalho, destacando a necessidade de os móveis e equipamentos serem adequados, a fim de evitar desconforto e problemas. Além de dicas a respeito de luminosidade e ruídos, Sabrina lembrou que o profissional em tele trabalho deve procurar manter a rotina que havia na empresa, respeitando seu horário e o dos colegas, fazendo pausas e exercitando técnicas de relaxamento.

No encerramento da SIPAT, a enfermeira Marta Perim Motta, gestora do Banco de Sangue do Hospital Santo Ângelo, ministrou palestra com o tema “A importância da doação de sangue”.

Observando que apenas 1% da população brasileira é doadora, Marta disse que a carência de sangue no Banco do HSA está agravada em virtude da pandemia de Covid-19, e lembrou que o setor atende vários municípios, não apenas Santo Ângelo.

Defendendo que a doação de sangue é uma responsabilidade social, Marta explicou quem pode doar, como e quando, respondeu muitas dúvidas e explicou que um doador na verdade, pode salvar quatro vidas com o material doado.

Na sequência, o presidente da CIPA, enfermeiro, professor doutor Francisco Carlos Pinto Rodrigues agradeceu a disponibilidade das palestrantes e o comprometimento do grupo de cipeiros.

Ao agradecer as contribuições das palestrantes, a diretora Administrativa Berenice Rossner Wbatuba cumprimentou os integrantes da CIPA pela pertinência e importância das temáticas escolhidas.