PALESTRANTE DA UFSM ABORDA USO DE CANNABIS MEDICINAL NA DERMATOLOGIA VETERINÁRIA

2 de outubro de 2023

 

A médica veterinária e mestre Carolina Mariga, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), ministrou uma palestra no Centro Clínico da URI Santo Ângelo, proporcionando aos alunos do 8º semestre de Medicina Veterinária uma visão abrangente sobre o uso de cannabis medicinal na dermatologia veterinária, do conceito teórico à aplicação prática.

A palestra, fez parte da disciplina de Projeto Integrador II, organizada pela professora Tanara da Silva, que viu na expertise da Carolina Mariga uma oportunidade única de enriquecer o aprendizado dos estudantes.

O uso de cannabis medicinal tem ganhado destaque no campo da medicina veterinária devido ao seu potencial terapêutico em condições dermatológicas em animais.

Durante a atividade, Carolina Mariga discutiu os fundamentos da terapia com cannabis, destacando os componentes ativos da planta, como o CBD (canabidiol) e o THC (tetrahidrocanabinol), e sua interação com o sistema endocanabinoide dos animais.

Os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre as diferentes formulações disponíveis, dosagens apropriadas e considerações de segurança ao prescrever cannabis medicinal para pacientes veterinários.

“É fundamental que os futuros veterinários compreendam as aplicações terapêuticas e os protocolos de segurança ao considerar o uso de cannabis medicinal em casos de dermatologia veterinária”, destacou a palestrante durante sua apresentação.

A palestra também incluiu estudos de caso e demonstrações práticas, permitindo que os alunos adquirissem conhecimento prático sobre como aplicar a terapia de cannabis em animais com condições dermatológicas específicas.

A professora Tanara da Silva expressou sua satisfação com a oportunidade de enriquecer a formação dos estudantes com o conhecimento da Médica Veterinária Carolina Mariga.

“Estamos comprometidos em oferecer uma educação de alta qualidade em medicina veterinária, e a integração de novas abordagens terapêuticas, como a cannabis medicinal que é uma parte essencial desse processo”, disse ela.

O evento foi bem recebido pelos alunos, que agora estão mais bem preparados para enfrentar os desafios e oportunidades que a medicina veterinária moderna oferece.