URI | Santo Ângelo

MetalOn encerra com soluções inovadoras que recebem R$ 22 mil em prêmios

1 de dezembro de 2021

Foram realizadas no sábado, 27 de novembro, de forma on-line, as etapas de seleção e apresentação de pitches do MetalOn – Desafio de Soluções Inovadoras para o setor eletrometalomecânico das regiões Noroeste e Missões do Rio Grande do Sul.

O MetalOn reúne três instituições de ensino, sendo a FaHor organizadora do evento, com apoio da Unijuí e da URI Santo Ângelo, além do Programa Inova RS, Secretaria de Inovação e Tecnologia do RS, Sebrae X e Fapergs. Foram patrocinadoras desta edição as empresas: DuFrio, Siltec Implementos Agrícolas, Metalúrgica Fratelli, Artefacto, São José Industrial, Metalúrgica GTP, Miralabs Aceleradora e SR Máquinas. O desafio também teve o apoio das incubadoras: Horizonte Ambiente Empreendedor de Horizontina, Criatec de Santa Rosa, URI Star de São Luiz Gonzaga e do Parque Científico e Tecnológico das Missões – TecnoURI Missões e Polo de Modernização Tecnológica das Missões – Polo Missões com sede na URI Santo Ângelo, bem como da Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos do RS, Associação Comercial e Industrial de Horizontina (ACIAP), URI de São Luiz Gonzaga, Rede de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Rede CIDIR e do Núcleo das Mulheres Engenheiras – SWE FaHor.

A banca foi composta pelo empresário, representante do setor industrial e vice-presidente da Acisap de Santa Rosa, Douglas Giordani, pelo engenheiro e doutorando em Engenharia de Produção pela Ufrgs e egresso da Engenharia Mecânica da URI Santo Ângelo, Franco da Silveira, pela coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Unijuí, professora Maria Odete Palharini e pelo administrador, mestre em engenharia de Produção e vice-diretor da FaHor, professor Marcelo Blume.

As equipes MIGS, Noroeste, Kreatif, Metal Energy, Steelnianos, Big River, Spirit of Innovation, DFJ e GELM Engenharia, que seguiram para a final do Desafio, escolheram um entre os desafios apresentados pelo setor, que foram: Colheita automatizada de dendê; Inovação para o agronegócio com energia renovável, Inovação em telemetria para equipamentos de produção de energia remotos e Inovação em processo industrial.

As equipes campeãs foram a Spirit of Innovation, em 1º lugar; Steelnianos em 2º lugar; Noroeste Soluções, em 3º lugar e a BigRiver em 4º lugar.

Em 1º lugar, a Spirit of Innovation apresentou uma solução para obter informações de equipamentos de produção de energia remotos, usando a LoRa, uma tecnologia de comunicação sem fio que funciona através de rádio frequência, permitindo comunicação a longas distâncias, com um consumo mínimo de energia. O acesso aos dados se daria por um aplicativo. A equipe campeã vai ser premiada com 10 mil reais.

A equipe Steelnianos, apresentou uma solução para a colheita do Dendê, com redução de aprendizes, acidentes e custos de mão de obra. A solução apresentada é o Pro 05-15, um cortador articulado e telescópico.  A equipe será premiada com 6 mil reais.

A equipe Noroeste Soluções, em 3º lugar, apresentou o Harveasier, uma solução para a mecanização da colheita de Dendê, um fruto produzido por uma palmeira que pode atingir até 20 m de altura e cuja colheita atualmente é bastante manual. A equipe será premiada com 4 mil reais.

Em 4º lugar a equipe Big River sugeriu um protocolo e implementação de rede tolerante a atraso, para atender a coleta de dados de estações de energia remotas, dando a possibilidade de conexão entre elas e com a internet. A equipe será premiada com 2 mil reais.

No encerramento, o vice-diretor da FaHor, Marcelo Blume, manifestou-se: “Este evento, com o incentivo do programa Inova RS, foi promovido por três instituições comunitárias, nascidas nesta região, fundadas por pessoas que buscavam o desenvolvimento regional, e assim seguimos até hoje, trabalhando pelo desenvolvimento, oferecendo ideias, pesquisa e oportunidades de conhecimento para jovens, profissionais e empresários. Nosso agradecimento também a todos os professores e mentores que auxiliaram as equipes neste evento e a todos os que se desafiaram a construir novas ideias para o setor eletrometalmecânico”.

Para assistir às apresentações, acesse o Canal de You Tube: https://youtu.be/Yw7UackVQuM