MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO É CONCEITO 5 E UM DOS 8 MELHORES DO BRASIL

5 de janeiro de 2023

 

A CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, confirmou no dia de ontem(5), que a URI Santo Ângelo, é conceito 5, no seu Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico, PPGEnCT, Mestrado Profissional.

No Brasil, um total de 92 programas de pós-graduação Stricto Senso, mestrado profissional, foram analisados pela Capes, onde apenas 8 cumprem os padrões de excelência.

A Avaliação Quadrienal da CAPES, vinculada ao Ministério da Educação, busca garantir a qualidade e retratar a situação da pós-graduação stricto sensu brasileira, contribuindo e concedendo subsídios para o avanço de cursos em diferentes áreas.

O coordenador do PPGEnCT, Prof. Dr. João Carlos Krause, disse que o Mestrado Profissional, já contava com uma nota 4 no processo avaliativo e, nesta última avaliação, que corresponde ao período de 2017 a 2020, obteve o conceito máximo que um curso com mestrado pode alcançar.

Nesse processo são avaliados 3 quesitos que compreendem o Programa, a Formação e o Impacto na Sociedade.

No primeiro quesito são avaliados aspectos relativos à articulação, aderência e atualização das áreas de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, infraestrutura disponível, missão e modalidade do programa. Ainda, perfil do corpo docente e adequação à proposta do programa e planejamento estratégico do programa.

No segundo quesito, são avaliados a qualidade e adequação das dissertações em relação às áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa; qualidade da produção intelectual de discentes e egressos; destino, atuação e avaliação dos egressos do programa em relação à formação recebida; qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no programa; e qualidade e envolvimento do corpo docente em relação às atividades de formação no programa.

Finalmente, no terceiro quesito, destina-se a avaliar o impacto e caráter inovador da produção intelectual em função da natureza do programa; impacto econômico, social e cultural do programa; e internacionalização, inserção (local, regional, nacional) e visibilidade do programa.

Para o Diretor Acadêmico, Carlos Augusto Lemos, o conceito 5 é uma conquista, e consolida a Universidade, como um dos 8 melhores Programas de Mestrados Profissional em Ensino Científico e Tecnológico, expressando a excelência e a qualidade dos estudos produzidos pela URI Santo Ângelo.

“Estamos parabenizando todos os professores envolvidos nesse Programa, reforçando nosso foco e compromisso com a qualidade da Educação, missão indissociável dos princípios da URI”.