LIXO…. NÃO! AROMATIZADORES DE AMBIENTES TRANSFORMAM CONCEITOS NA ESCOLA ONOFRE PIRES

24 de novembro de 2023

 

Numa tarde cheia de criatividade e aprendizado compartilhado, os alunos do quarto semestre do Curso de Farmácia surpreenderam os estudantes do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual Onofre Pires com uma atividade inovadora.

A proposta envolveu a abordagem do tema “Soluções Extrativas” de uma maneira única, proporcionando um novo olhar para produtos que normalmente são relegados ao descarte: o lixo, agora reinventado como aromatizadores de ambientes.

Utilizando frascos reciclados de suco, cascas de frutas, borra de café e uma variedade de plantas medicinais comuns na região, os alunos do curso de Farmácia da URI Santo Ângelo, deram vida a uma série de aromatizadores exclusivos.

A atividade não apenas destacou a importância das soluções extrativas no campo farmacêutico, mas também incentivou a criatividade e a consciência ambiental.

O projeto, fruto da colaboração entre as professoras da Escola Onofre Pires, Solange Soares e Claudia Ebling Santos, e a professora Cristiane Kratz do curso de Farmácia, da URI, contou com a participação ativa dos alunos da disciplina de Farmacotécnica.

O lema “Lixo…. Não! Aromatizadores de Ambientes!” ecoou pelos corredores da escola, ressignificando a percepção sobre o que normalmente seria descartado.

Mais do que uma simples atividade prática, a iniciativa destaca a importância do ensino colaborativo e da aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Ao promover a transformação de resíduos em produtos úteis e aromáticos, os alunos não apenas consolidaram seus conhecimentos em soluções extrativas, mas também demonstraram como a inovação e a sustentabilidade podem andar de mãos dadas.

Conforme a professora Cristiane Kratz, esse projeto inspirador não apenas aromatizou os ambientes, mas também perfumou a mente dos alunos, deixando um rastro de aprendizado e consciência ambiental. Lixo? Não mais.

Na escola Onofre Pires, o que era descartado ganhou um novo significado, impulsionando a visão de que, com criatividade e educação, até mesmo o que consideramos “lixo” pode ser transformado em algo valioso e impactante.