16 de dezembro de 2022
No dia 15 de dezembro, o grupo PET Saúde, da URI Santo Ângelo, esteve reunido no auditório do TecnoURI, para a avaliação semestral envolvendo os 5 eixos do projeto Gestão e Assistência em Saúde, numa parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e 12ª Coordenadoria Estadual de Saúde.
O projeto PET é composto por 40 acadêmicos bolsistas do Ministério da Saúde, envolvendo os de Biomedicina, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, Medicina Veterinária e Psicologia, além de 9 professores e 8 preceptores, que são servidores das secretarias Municipal e Estadual de Saúde, além da presença de alunos voluntários.
Os cinco grupos desenvolvem atividades com os seguintes temas: gestão das práticas de educação em saúde na pandemia, avaliação e monitoramento dos indicadores de saúde do SUS na região das missões, gestão e promoção da saúde do trabalhador do SUS pela educação continuada, ações de prevenção em saúde aos usuários acometidos pela COVID-19 e outros agravos, e a busca ativa e ações de promoção e prevenção da saúde aos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).
Segundo o professor Tiago Bittencourt, coordenador do projeto PET, o foco das ações acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Tal iniciativa, neste ano de 2022, trabalhou com o tema Gestão e Assistência em Saúde, promovendo estratégias de formação em saúde, buscando iniciativas capazes de desenvolver práticas profissionais para atuação no trabalho em equipe, com ênfase em ações de educação em saúde direcionadas para os atuais contextos e para as necessidades do SUS.
Tiago Bittencourt salienta que, para o ano de 2023, estão sendo organizadas ações coletivas para o dia 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, todas, integradas do grupo PET com as disciplinas dos cursos envolvidos e ações de integração entre os grupos tutoriais, onde mais de um grupo trabalha em prol do alcance de seus objetivos estabelecidos no projeto.