17 de março de 2025
Nos dias 12 e 13 de março, a cidade de Florianópolis foi palco da Caravana FormaSUS, uma iniciativa estratégica do Ministério da Saúde com o objetivo de fortalecer e modernizar a formação dos profissionais da área da saúde.
O evento contou com a presença marcante do professor Tiago Bittencourt de Oliveira, coordenador dos cursos de Biomedicina e Farmácia, evidenciando a importância da participação ativa da academia nesses debates cruciais para o futuro da saúde pública.
O principal objetivo da Caravana FormaSUS foi apresentar, detalhar e discutir atividades consideradas essenciais para a formação em saúde no Brasil, buscando um consenso sobre as melhores práticas e políticas a serem implementadas.
Entre os tópicos abordados, destacaram-se as atividades do PET-Saúde Equidade, um programa que visa promover a equidade no acesso e na qualidade dos serviços de saúde, a portaria Afirma SUS, que busca fortalecer a gestão e a qualidade dos serviços do SUS, o programa Vivências no SUS — uma iniciativa enriquecedora que envolve tanto residentes quanto estudantes, proporcionando experiência prática no sistema —, além dos COAPES (Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde, que visam modernizar e adequar a formação às necessidades atuais do sistema.
O evento promoveu um ambiente de colaboração e diálogo, reunindo uma variedade de participantes, incluindo docentes engajados, estudantes ávidos por conhecimento, residentes da saúde em busca de aprimoramento, representantes de movimentos sociais que defendem os direitos à saúde e integrantes do Ministério da Saúde, responsáveis por formular e implementar as políticas públicas.
Esse mix diversificado de atores foi crucial para um debate rico, aprofundado e multifacetado sobre as políticas públicas que direcionam a formação destes profissionais, garantindo que diferentes perspectivas fossem consideradas.
De acordo com o professor Tiago Bittencourt de Oliveira, a discussão foi essencial para alinhar e expandir o conhecimento sobre as políticas que orientam as ações de formação dos estudantes da saúde, permitindo uma compreensão mais clara dos objetivos e das estratégias a serem adotadas.
Questões como equidade e acesso ao ensino superior tiveram destaque especial, ressaltando a necessidade urgente de promover um ambiente inclusivo e acessível para todos, independentemente de sua origem ou condição socioeconômica. Por exemplo, foram discutidas estratégias para aumentar a representatividade de grupos minoritários nos cursos de saúde e para garantir que as instituições de ensino estejam preparadas para atender às necessidades de todos os estudantes.
As discussões e resoluções surgidas durante a Caravana FormaSUS prometem influenciar diretamente a formação dos futuros profissionais de saúde do Brasil, moldando a maneira como eles serão preparados para enfrentar os desafios do sistema de saúde.
Ao promover um alinhamento estratégico das políticas educacionais com as necessidades reais do Sistema Único de Saúde (SUS), espera-se que a qualidade do atendimento à saúde pública melhore significativamente, resultando em melhores resultados para os pacientes e em um sistema de saúde mais eficiente e equitativo. Isso inclui a implementação de novas metodologias de ensino, o fortalecimento da integração entre ensino e serviço e o desenvolvimento de competências específicas para o trabalho em equipe e a gestão da saúde.