Estudantes contam a história do direito a partir de encenações teatrais

3 de julho de 2023

 

Ao longo dos séculos, a história do direito está diretamente relacionada com a evolução da humanidade. E foi essa linha do tempo que estudantes do 1º semestre de direito da URI Santo Ângelo retrataram em uma atividade da disciplina de História do Direito. Os acadêmicos foram instigados pela professora Luthianne Lunardi a criarem pequenas peças de teatro, nas quais encenaram julgamentos realizados em diferentes povos, mostrando a peculiaridade do direito em cada era e local. A turma foi dividida em seis grupos para a realização da tarefa, a última do semestre.

O primeiro grupo foi responsável por retratar o Código de Hamurabi, conjunto de leis utilizado na Mesopotâmia, durante a primeira dinastia babilônica, no século XVIII a.C. Posteriormente, os alunos demonstraram o Código de Manu, um dos textos jurídicos mais antigos dos quais se tem notícia, que teve sua origem na Índia, por volta de 1500 a.C.

Na sequência, os estudantes retrataram o Direito Hebraico e sua conotação religiosa, ditada a partir de Deus. O Direito Islâmico também foi representado, bem como toda a tradição do Direito Romano.

Por último, os acadêmicos retrataram em encenação a Revolução Francesa e toda a contribuição ocorrida a partir dela, entre os anos de 1789 e 1799, após período de forte agitação social na França. O resultado foi o lema Igualdade, Liberdade e Fraternidade, que até hoje rege uma significativa parcela da sociedade – sobretudo a ocidental.

Ao fim da atividade lúdica e acadêmica, a professora Luthianne enalteceu a dedicação de todos os acadêmicos envolvidos e explicou que esse tipo de ação é fruto de uma modificação recente no currículo do curso de direito, cujo objetivo é torna-lo mais dinâmico.