27 de setembro de 2024
A equipe do Projeto Mais Ciência: Interconectando as Ciências Básicas para um Futuro Sustentável realizou uma importante atividade de avaliação de trabalhos científicos desenvolvidos por estudantes de duas escolas da rede pública estadual.
A iniciativa, que visa promover a popularização da ciência e fortalecer a educação pública, busca valorizar projetos, estimular o interesse pela pesquisa e fomentar o engajamento dos estudantes em atividades relacionadas à Ciência e Tecnologia. Além disso, a ação aproxima alunos, acadêmicos e mestrandos de espaços de divulgação científica.
Avaliações e Participação
As atividades começaram pela manhã na Escola Técnica Estadual Presidente Getúlio Vargas, onde foram avaliados 25 projetos, sendo 8 do Ensino Fundamental e 17 do Ensino Médio. No período da tarde, a equipe visitou o Colégio Estadual Pedro II, onde foram avaliados 27 projetos, distribuídos entre 6 do Ensino Fundamental – séries iniciais, 11 do Ensino Fundamental – séries finais e 10 do Ensino Médio.
Formaram as comissões avaliadoras, 30 profissionais destacando professores, mestrandos e acadêmicos dos cursos de Mestrado em Ensino Científico e Tecnológico, Biomedicina, Ciência da Computação, Engenharia Mecânica, Farmácia, Licenciatura em Matemática – Programa Professor do Amanhã, Licenciatura em Pedagogia, Medicina Veterinária e Psicologia.
Premiações e Reconhecimento
Após as avaliações, nos dois turnos, os estudantes que conquistaram os 1º e 2º lugares foram premiados com troféus, enquanto os que ficaram em 3º, 4º e 5º lugares receberam medalhas. Todos os estudantes e professores supervisores dos projetos foram agraciados com camisetas.
A estrutura do evento seguiu o modelo da Mostra Científica das Escolas Estaduais do Rio Grande do Sul, etapa local, fortalecendo a parceria com a 14ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), conforme proposto no Projeto Mais Ciência.
Impacto e Desenvolvimento
Essa ação integra uma série de iniciativas do Projeto Mais Ciência que visam conectar a comunidade acadêmica da URI Santo Ângelo às escolas públicas, incentivando o protagonismo dos alunos na construção do conhecimento científico. Além de fomentar a investigação científica, o projeto promove o desenvolvimento de novas competências e a conscientização sobre a importância da popularização da ciência entre os estudantes.
Para os acadêmicos de Licenciatura em Matemática que participam do Programa Professor do Amanhã e em Pedagogia, essa atividade tem um impacto ainda maior. Ao atuarem como avaliadores, eles têm a oportunidade de aplicar seus conhecimentos em contextos práticos, interagir com professores e profissionais de diversas áreas e desenvolver habilidades críticas essenciais à docência.
Essa experiência também os inspira a realizar suas próprias pesquisas e projetos, fortalecendo uma cultura científica nas escolas e abrindo portas para futuras parcerias e inovações pedagógicas, além de promover uma formação mais robusta e integrada para os futuros educadores.
O Projeto Mais Ciência continua a desempenhar um papel crucial na educação pública, promovendo a ciência e a tecnologia como pilares fundamentais para um futuro sustentável. Através de ações como essa, a iniciativa não só valoriza o esforço dos estudantes, mas também fortalece a conexão entre a universidade e a comunidade escolar, contribuindo para a formação de cidadãos mais críticos, engajados e preparados para os desafios do século XXI.