URI | Santo Ângelo

Engenharia Mecânica da URI tem novo doutor em seu corpo docente

22 de novembro de 2018

Na última segunda-feira, 19, o professor da URI Santo Ângelo, Filipe Molinar Machado, teve sua tese final aprovada pela banca examinadora e adquiriu o título de Doutor em Engenharia Agrícola, na área de pesquisa em mecanização agrícola, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

A tese teve como tema “Modelo de referência do processo de monetização de valor aplicado ao setor de máquinas agrícolas”, que foi orientado pelo professor doutor do curso de Pós-graduação stricto sensu em Engenharia da UFSM, Leonardo Nabaes Romano. No trabalho também foram abordados diversos aspectos observando que a essência de qualquer empreendimento é vender alguma coisa de valor aos clientes. Esse ato de criar e monetizar proporciona às organizações novos desafios ligados à concorrência e novas perspectivas de inovações em produtos, processos e serviços, por meio da capacidade de projetar valor em seus negócios.

A Banca Examinadora foi formada pelos professores Marcelo Silveira de Farias, César Gabriel dos Santos e Marcelo Pastoriza Tatsch, todos doutores em Engenharia Agrícola pela UFSM, e Elpidio Oscar Benitez Nara, doutor em Engenharia de Produção pela UFSC.

O professor doutor Filipe Molinar Machado observa que “ao longo do período de doutoramento, desenvolvi várias pesquisas com empresas do setor de máquinas agrícolas e com pesquisadores dos EUA e da Inglaterra, enriquecendo minha experiência a fim de ter bases mais sólidas para a construção dos conhecimentos em ensino na sala de aula, pesquisa, extensão e inovação com setor produtivo”.

Nas fotos, apresentação da tese e o professor Felipe com a banca examinadora.