Engenharia Civil da URI Santo Ângelo é 6º do Brasil no Concurso de Concreto

3 de novembro de 2016

Equipe de pesquisa IBRACON 2016

congressoconcreto_comemora congressoconcreto_competição congressoconcreto_seidler congressoconcreto_seidlerfala

Entre 11 e 14 de outubro, realizou-se em Belo Horizonte (MG), o 58° Congresso Brasileiro do Concreto, reunindo mais de mil engenheiros civis e estudantes dos cursos de Engenharia Civil de todo o Brasil, representando profissionais, empresas de engenharia, estudantes de universidades federais, estaduais, particulares e comunitárias de todos os estados brasileiros.

Palestrantes de diversos estados do Brasil, de grande reconhecimento científico assim como professores de diversas universidades em nível mundial lá estiveram ministrando palestras de atualização do conhecimento. Também aconteceram os já tradicionais Concursos Estudantis, como Aparato de Proteção ao Ovo – APO, que constitui num pórtico de 40 cm de largura e 25 de altura, que recebe uma carga de 15 kgf. É vencedor aquele que suportar maior carga, em função das dificuldades colocadas nos regulamentos. O CONCREBOL trata de uma bola de concreto, que deve ter resistência e capacidade de deformação, a fim de suportar a carga de uma prensa. É vitorioso aquele que possui as massas da bola perfeitamente distribuídas e que resiste ao maior carregamento. Finalmente o Concreto Colorido de Alta Resistência – COCAR, que tem como objetivo estudar a introdução de corantes no concreto, objetivando desenvolver concretos coloridos. Sabe-se que corantes reduzem a resistência e o objetivo de todos neste concurso é obter um concreto com uma tonalidade clara e definida, assim como ter boa resistência à compressão.

No concurso APO, participaram 338 alunos, 14 equipes de todo o Brasil e 21 pórticos. Neste concurso o Curso de Engenharia Civil da URI Santo Ângelo conquistou a sétima colocação. No concurso CONCREBOL tiveram 288 alunos, 23 equipes com 23 bolas. O curso de Engenharia Civil da URI conquistou o sexto lugar do Brasil. Por último, no COCAR, participaram 299 alunos, 26 equipes e este mesmo número de corpos de prova. Nossa universidade, representada pelo curso de Engenharia Civil conquistou o sexto lugar do Brasil.

Além dos concursos estudantis, professores e alunos apresentaram trabalhos científicos produzidos na universidade, publicando os mesmos no maior evento nacional da área e de suma importância no desenvolvimento da engenharia. Foram 3 artigos oralmente e 4 em forma de pôster. Desta forma, a URI marcou presença na apresentação de suas pesquisas, contribuindo com o crescimento da engenharia nacional, divulgando seus trabalhos e aprendendo com mais de 800 apresentados naquele congresso.

A participação do curso de Engenharia Civil da URI, com sete alunos e dois professores,foi exitosa. A Universidade marca presença nestes concursos há muitos anos e anualmente são formadas equipes de pesquisa que trabalham o ano todo se preparando profundamente tanto na teoria, como realizando testes de laboratório, para obter a melhor qualificação possível. Graças ao empenho de todos e o apoio da Direção do Câmpus, o curso de Engenharia Civil da URI é conhecido nacionalmente, sendo já respeitada sua participação, tendo conquistado segundos, terceiros e quartos lugares do Brasil por várias vezes, sempre permanecendo entre os primeiros colocados.

Segundo o professor Nelson Seidler, Coordenador do curso, o objetivo é adquirir profundidade de conhecimento, fundamentação teórica e prática a professores e alunos, tornando estes últimos mais preparados para enfrentar o mercado de trabalho. Já estão sendo iniciados os preparativos da nova equipe de alunos para as competições do 59° Congresso Brasileiro do Concreto, que em 2017 será na cidade de Bento Gonçalves,RS.