Dia Mundial do Skate é comemorado com palestra do Projeto Skate Escola no Curso de Educação Física da URI

27 de junho de 2022

 

Desde 2004 os skatistas de todo mundo comemoram em 21 de junho o Dia Mundial do Skate, conhecido como ‘Go Skateboarding Day’. Para celebrar a data, o projeto Skate Escola mantido pelo Ministério do Esporte em parceria com a prefeitura de Santo Ângelo e coordenado pelo professor Hed Vilson Pires, da Secretaria de Cultura e Esportes, realizou palestra sobre histórico do skate e descrição das diferentes modalidades. Posteriormente, aconteceu um vivencial de exercícios de progressão pedagógica no Ginásio de Esportes da URI.

De acordo com Robson Fernando dos Reis, mentor do projeto em Santo Ângelo, “a modalidade de Skate possibilita uma aproximação social das crianças e jovens no espaço urbano e público”. Explicando sobre a importância do esporte como ferramenta social, acrescenta que “um dos nossos objetivos com o projeto é difundir a modalidade, além de desmistificar os preconceitos, pois a prática envolve desde jovens até adultos maduros que sempre praticaram as modalidades. Agradeço ao prefeito Jaques Barbosa por acreditar nesse esporte e em nosso trabalho”, finaliza.

O PROJETO

O projeto Skate Escola, parceria do Governo Federal com prefeituras e associações locais, vai levar aulas de skate a crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos, no horário contrário às aulas escolares, como forma de estimular a prática esportiva no público jovem.

Tem como foco, além da expansão do esporte e do desenvolvimento dos jovens, o combate à evasão escolar, à criminalidade e ao uso de entorpecentes. Além do físico, tem também como objetivo transmitir valores muito importantes, como autoconfiança e autoestima, o que para o jovem é decisivo para começar a se enxergar como pessoa capaz, aprendendo valores de superação, a alcançar objetivos e ter resiliência, sendo um grande ganho na formação de crianças e adolescentes como cidadãos.

Em Santo Ângelo a dinâmica do projeto prevê formação de quatro turmas por trimestre com o número máximo de 15 alunos cada, totalizando 240 alunos em um ano. Os meninos e meninas serão divididos por faixa etária e os materiais como equipamento de proteção e skate serão fornecidos. O núcleo é composto por um professor de educação física (Lucas Segatto Leite), um instrutor de skate (Lucas Fernando dos Santos Prestes), um coordenador técnico (Fabrício Bao Dorneles e Silva) e um videomaker (Robson Fernando dos Reis).

Outro elo estratégico para o projeto é a Confederação Brasileira de Skate (CBSK). “Com o projeto, vamos unir duas frentes fundamentais para toda modalidade: formação de base estruturada agregada à construção de cidadania. Ao mesmo tempo em que fomentamos a prática do skate, ensinando fundamentos básicos do esporte, vamos promover a inclusão social de crianças e pré-adolescentes, beneficiando familiares e a comunidade como um todo”, avalia Eduardo Musa, presidente da CBSK.

O núcleo de Santo Ângelo visitou as escolas estaduais e municipais, para apresentar o projeto aos estudantes interessados em participar. A seleção foi feita com ficha de inscrição que será disponibilizada nas escolas, mediante autorização dos responsáveis.

“Desde já, estamos muito felizes de termos conseguido trazer esse projeto grandioso para Santo Ângelo, e ansiosos para começar a desenvolver ainda mais esse esporte que já é cultural em nosso município desde a década de 80.” Núcleo Skate Escola Santo Ângelo

A princípio, o projeto será realizado em cinco estados e no Distrito Federal, totalizando 17 núcleos, em Bombinhas (SC), São José dos Pinhais (PR), Porto Alegre (RS), Santos (SP), Santo Ângelo (RS), Santa Mariana (PR), Teresina (PI), Balneário Camboriú (SC), Florianópolis (SC), São José dos Campos (SP), Brasília (DF) e Guarulhos (SP) e tem um orçamento total de R$ 2,8 milhões, com projeção de 3.840 beneficiados.

SKATE COMO ELEMENTO DA BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental categoriza as práticas corporais em seis unidades temáticas que aparecem ao longo de todo o Ensino Fundamental. Segundo a Base, é fundamental que os alunos tenham contato com o maior número possível de práticas e que todos estejam preparados para acolher a diversidade que representam. A partir dessas experiências, podem ressignificar a própria cultura. Outro aspecto importante é que os estudantes pensem sobre os valores inerentes às práticas e que possam desenvolver habilidades socioemocionais ao vivenciá-las.

Entre as 6 unidades temáticas está o Esporte de Aventura.  As práticas podem ser tematizadas com orientação, corrida de aventura, mountain bike, rapel, tirolesa, arvorismo,  skate, ciclismo  etc. Essas temáticas são desenvolvidas na disciplina de Esportes de Aventura e Atividades Físicas na natureza, que tratam ainda da Educação ambiental relacionada ao esporte.

“Os professores na escola devem  estimular e propor opções para as práticas em diversos espaços, dentro e fora do ambiente escolar, além de ser capaz de identificar a origem e os tipos de práticas de aventura, bem como suas transformações históricas. Com esse objetivo o Projeto Skate Escola veio agregar uma enorme contribuição à cultura esportiva em Santo Ângelo”, explica  Uberti Messina, professor da discplina de Esportes da Aventura, na URI Santo Ângelo.