DCE da URI promove debate sobre uso terapêutico da Cannabis para fins medicinais

21 de agosto de 2023

 

Na última sexta-feira (18), o DCE da URI Santo Ângelo em parceria com a Associação Ambiental Preserve e com o Projeto de Pesquisa Movimentos Sociais Democráticas promoveram um debate acerca do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do RS. A proposta, de autoria do Deputado Estadual Leonel Radde, tem como objetivo instituir a disponibilização de remédios à base de Cannabis nos serviços de saúde.

Inclusive o próprio deputado esteve no debate, defendendo o uso terapêutico da Cannabis. Leonel, que é policial civil, também comentou o fato de que uma legalização da maconha no Brasil teria um impacto na diminuição do tráfico e, por consequência, na criminalidade.

Quanto à questão dos medicamentos, o coordenador do curso de Farmácia, Dr. Tiago Bittencourt afirmou que a ciência deve pesquisar sobre o tema dos medicamentos à base de Cannabis. Também esteve no debate a juíza de Direito Nina Rosa Andres, que se disse favorável à ampliação das pesquisas referentes aos medicamentos à base de Cannabis no Brasil.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tirou o canabidiol da lista das substâncias proibidas e colocou na de controladas, em 2015. Desde então, a agência aprovou 23 produtos com a substância. O último, no fim do ano passado. Como o plantio da maconha é proibido no Brasil, esses medicamentos acabam tornando-se caros.