Cursos de Computação da URI fazem visitas técnicas em Caxias do Sul

6 de outubro de 2017

Um grupo de estudantes dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação da URI Santo Ângelo realizou visita técnica em Caxias do Sul no final de setembro, quando foram feitos contatos com duas empresas e com o Polo de Informática de Caxias do Sul.

O coordenador dos cursos, professor Denilson Rodrigues da Silva, que os acompanhou, observa que o objetivo da viagem é “viabilizar aos acadêmicos de computação oportunidades de vivenciar a realidade de empresas da área de Tecnologia da Informação, além de tirar dúvidas e trocar experiências com profissionais qualificados”.

Os acadêmicos visitaram as empresas NL Informática e Focco Sistemas de Gestão.

A NL Informática fornece soluções de gestão para empresas de todos os portes há 35 anos. É reconhecida pelo crescimento e desenvolvimento atingido por seus clientes que, ao utilizarem seus sistemas de gestão, encontram um parceiro tecnológico para entender os cenários do mercado e atuar de forma mais eficiente na condução de seus negócios. Com sede em Caxias do Sul e escritório em São Paulo, a NL atende a clientes de todo o país e sua carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente. Entre seus clientes estão Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flávio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

Com mais de 200 colaboradores e 25 anos de mercado, a Focco Sistemas de Gestão aparece entre as melhores empresas para trabalhar e entre as marcas mais lembradas. Conectada à tecnologia e a pessoas, a empresa utiliza tecnologia de ponta – Oracle e Microsoft, atuando em todo território nacional, onde mantém unidades próprias nos principais polos. A Focco registra mais de 10 mil usuários conectados.

Já o TrinoPolo – Polo de Informática de Caxias do Sul reúne empresas dos diversos segmentos do setor de informática localizadas no município, órgãos do governo, entidades de ensino superior e entidades de classe, com o objetivo de discutir, elaborar e implementar ações conjuntas para o desenvolvimento do setor. Consiste num processo aberto de troca de informações e de estímulo à realização de alianças estratégicas entre as empresas do setor e entre estas e as organizações de fomento, para a realização de projetos específicos, onde cada parceiro agrega suas competências para o alcance de objetivos comuns.

O professor Denilson observa que “Caxias do Sul e região é um importante polo de empresas da área de Tecnologia da Informação. Nas visitas, os acadêmicos puderam verificar ambientes reais de produção, principalmente na área de desenvolvimento de softwares corporativos. Ou seja, as visitas oportunizaram aos acadêmicos dos cursos de computação compreender os principais processos envolvidos no desenvolvimento de um produto de software. Além disso, puderam conhecer as tecnologias utilizadas no processo de desenvolvimento de software de gestão como: Linguagens de Programação, Bancos de Dados, Sistemas Operacionais, Metodologias de Trabalho, etc… Com certeza, este tipo de atividade qualifica ainda mais a formação profissional de nossos alunos”.