Curso de Farmácia da URI e Emater encerram trabalho de extensão com 200 famílias rurais de Santo Ângelo

25 de julho de 2016

ematernauri_farmacia ematernauri_farmacia ematernauri_publico ematernauri_publico2 ematernauri_publico3 ematerefarmácia

Na quarta-feira, 20 de julho, a URI Santo Ângelo sediou reunião da “Chamada Pública Sustentabilidade”, a culminância de um trabalho de três anos que a Emater de Santo Ângelo desenvolveu com 200 famílias rurais do município e no qual a URI teve participação com o curso de Farmácia.

De acordo com o chefe do Escritório da Emater, agrônomo Álvaro Rodrigues, o trabalho consistiu em ações de assistência técnica e social, usando metodologias individuais, com visitas e contatos, e coletivas, como Dias de Campo, seminários e excursões.

No encerramento, no turno da manhã, aconteceu a apresentação de relatório das atividades, com a contrapartida de avaliação dos participantes. Além do chefe da Emater local, marcaram presença o presidente do Sindicato dos Trabalhadores rurais de Santo Ângelo, Osvaldino Luca; o Secretário Municipal dos Transportes eicultura, Vilson zago; o coordenador do Programa de Aquisição de Alimentos, Pedro Paulo Scolari Pillon, que representou o prefeito.

Na sequência do evento, à tarde,o curso de Farmácia da URI fez uma capacitação com os agricultores que são assistidos pela Emater. O grupo explicou os sinais e sintomas da intoxicação por agrotóxicos, e apresentou os resultados da coleta de sangue dos agricultores, realizada no mês de março.

O trabalho faz parte do projeto de iniciação científica “Exposição a Agrotóxicos por trabalhadores rurais e efeitos à saúde no município de Santo Ângelo, RS “.

No mesmo dia foi recoletado sangue dos agricultores para verificar a questão da sazonalidade dos resultados. O grupo de pesquisa deste projeto é orientado pelos professores Tiago Bittencourt de Oliveira e Karine Santos de Bona Libardoni. Os acadêmicos de Farmácia envolvidos são Thaís Carine Ruaro, Adriane Maris Hecker, Amanda Bagatini, Tatiane Dutra Nunes e Tatieli Dutra Nunes.

Na sequência foi enfatizada a importância do uso de EPI´s para aplicação de agrotóxicos. Também foi realizada a devolução dos resultados do trabalho de conclusão de curso “Análise dos hábitos e dos fatores de risco da exposição à radiação UV em um grupo de trabalhadores rurais”, elaborado pelas acadêmicas Jéssica Acosta Pereira, Raiza Lima do Carmo e Andreia Steinhorst Antunes, sobre orientação da professora Cristiane Kratz.

Segundo o coordenador do curso de Farmácia, Tiago Bittencourt de Oliveira, “entre as motivações dos trabalhos, está o fato de muitos alunos serem filhos de trabalhadores rurais, e, vivendo em um local com a economia fortemente ligada ao setor rural, julgamos relevante fazer essas atividades. A universidade fez um belíssimo trabalho de extensão, pois pode debater sobre problemáticas que atingem a saúde dos agricultores”.

No total, o evento contou com 80 pessoas entre agricultores, professores, acadêmicos/bolsistas e extensionistas da Emater.